Como a limpeza de aviões é feita tão rapidamente?

2 min de leitura
Imagem de: Como a limpeza de aviões é feita tão rapidamente?
Imagem: Pixabay

Das vezes em que você viajou de avião, quantas delas você chegou a ver o processo de limpeza da aeronave? Se percebeu alguma coisa, parabéns, porque o processo é tão rápido que, normalmente, ninguém se dá conta. Ainda assim, sempre que embarcamos, tudo está brilhando. Afinal, como esses funcionários colocam tudo em ordem em tão pouco tempo? Já adiantamos que isso não é obra de elfos domésticos.

Manter tudo higienizado é uma parte crucial de qualquer viagem aérea. Apesar de o conforto ser um dos primeiros benefícios percebidos em trajetos que podem demorar horas, outra questão importante tem a ver com a saúde dos passageiros. As cabines são ambientes normalmente cheios de pessoas, sendo que elas passam horas em um espaço limitado. Portanto, germes que possam deixá-las doentes não são uma boa companhia.

Um porta-voz da Airlines America explica que, normalmente, as equipes responsáveis pela limpeza trabalham continuamente nos períodos entre voos e noturnos para proporcionar uma experiência livre de sujeira. O que você talvez não saiba é que a tecnologia faz parte desse processo.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

Coordenação extrema

Como agilidade é fundamental para que tudo corra bem, cada líder de equipe carrega um dispositivo que fornece informações específicas sobre a aeronave a ser higienizada. Esses aparelhos são responsáveis por informar a hora da chegada e o tipo de limpeza necessária. Os passos são determinados dependendo de fatores como tempo do veículo em terra, tamanho e se o voo é doméstico ou internacional.

É preciso dizer que cada empresa possui seus métodos, mas os da ABM Aviation são divididos em três, exigindo de cinco a 12 pessoas equipadas com aspiradores sem fio e produtos de limpeza. "Cada membro é responsável por uma tarefa específica a ser completada para que o processo flua tranquilamente”, afirma John Alford, porta-voz da companhia.

A mais rápida delas – e mais difícil, dada a limitação de tempo – é a realizada, normalmente, no caso de voos domésticos, quando o avião simplesmente pousa, faz a volta e parte para outra viagem. Por ser mais superficial, foca, principalmente, na retirada de lixo e na manutenção das áreas de refeições e banheiros.

Uma outra dura a noite toda. Assim que a aeronave encerra as atividades do dia, todos se empenham por oito ou até dez horas consecutivas e cuidam de áreas mais amplas, aquelas nas quais o passageiro permanece, incluindo os bancos. Os itens da limpeza mais rápida, claro, fazem parte do pacote.

Já a mais complexa vai além. Trata-se de um processo detalhado, no qual é realizada inclusive a remoção de superfícies de bancos e equipamentos variados. Algumas companhias possuem aparelhos específicos para a função.

“Nossa tecnologia nos permite uma análise aprofundada de alocação de pessoas. Somos capazes de direcionar os funcionários no momento em que o avião chega”, diz Alford.

Leia também: 6 patentes curiosas que podem aparecer futuramente nos aviões comerciais

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

Esqueceu alguma coisa? Eles recolhem para você

Como você percebeu, a limpeza de aviões requer precisão, devendo ser finalizada em questão de minutos. Ou seja, uma atuação sistemática e altamente organizada. Agora, caso pertences sejam esquecidos, nada é tão simples quanto simplesmente recolher e entregar em algum lugar.

“Há uma cadeia específica de processos de custódia que envolve aquele que encontrou o objeto, o líder do time e a companhia aérea”, explica John. Após passar por uma série de registros necessários, aí é que ele vai para o achados e perdidos. “De eletrônicos a itens pessoais, o responsáveis pela limpeza de aeronaves encaminham diversas coisas todos os dias a esses setores”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.