Carros elétricos com baterias Samsung teriam 800 km de autonomia

1 min de leitura
Imagem de: Carros elétricos com baterias Samsung teriam 800 km de
autonomia
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma bateria de estado sólido com 900 Wh de capacidade e que pode oferecer autonomia de 800 km para os carros elétricos é a mais nova invenção da Samsung, trazendo uma alternativa para as baterias de íon lítio convencionais utilizadas atualmente.

Desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT) e do Samsung R&D Institute Japan (SRJ), a novidade usa eletrólitos sólidos em vez dos eletrólitos líquidos, revestidos com um tipo de ânodo diferente que a protege do problema dos dendritos (acúmulo de cristais de lítio), e tem uma densidade de energia de 900 Wh/l, salto interessante em relação aos melhores modelos atuais, que chegam a 700 Wh/l.

Além da maior potência, a bateria criada pela Samsung é 50% menor em volume se comparada aos modelos convencionais, tendo apenas 5 micrômetros de espessura. Conforme a marca sul-coreana, a sua utilização em carros elétricos permitiria veículos com muito mais autonomia sem impactar no peso total do automóvel.

Aumentar a autonomia dos modelos elétricos é uma das vantagens deste tipo de bateria.Aumentar a autonomia dos modelos elétricos é uma das vantagens deste tipo de bateria.Fonte:  Pixabay 

Outra vantagem oferecida por este tipo de tecnologia é a maior segurança. Nas versões com eletrólitos líquidos, há risco de explosão se acontecer o rompimento da proteção de determinados componentes da bateria, possibilidade muito menor nos modelos de estado sólido.

Produção em larga escala?

Por enquanto, não há qualquer previsão para a produção em larga escala da nova bateria de estado sólido da Samsung. Até agora, a gigante asiática desenvolveu apenas um protótipo que promete autonomia de 800 km e durabilidade de pelo menos 1 mil ciclos de recarga.

O foco da empresa, no momento, é desenvolver e refinar esta tecnologia, para usá-la primeiramente em carros movidos a energia elétrica, sem prever qualquer prazo para que o trabalho esteja finalizado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.