Avião elétrico comercial faz 1º voo bem-sucedido no Canadá

1 min de leitura
Imagem de: Avião elétrico comercial faz 1º voo bem-sucedido no Canadá

A empresa australiana de engenharia MagniX anunciou a conclusão bem-sucedida do primeiro voo comercial do mundo realizado por um avião totalmente elétrico. O teste aconteceu em Vancouver, no Canadá, e durou 15 minutos.

O modelo utilizado é curioso: trata-se de um DCH-2 Beaver, da companhia de Havilland, um avião construído originalmente em 1946 e com capacidade para seis passageiros. Chamado de eBeaver na versão atualizada, ele foi modificado para rodar a partir de um motor elétrico de 750 cavalos de potência, percorrendo uma distância máxima de 160 km.

Confira como foi o teste:

Pode parecer pouco, mas para a MagniX isso já é o suficiente para fazer história e prosseguir com testes mais ambiciosos, com aviões de maior capacidade e baterias mais poderosas. E a preocupação aqui é tanto ambiental — o novo motor é muito mais sustentável — quanto econômica, já que o gasto com combustível por aeronaves é bastante alto. A utilização do motor elétrico pode até baratear as passagens na modalidade.

A empresa é australiana, mas o teste no Canadá não foi aleatório: a companhia áerea local Harbour Air, que realiza vários voos de pequeno porte e distâncias curtas, quer que toda a sua frota seja de aviões elétricos até 2022. Aliás, esse ano é tido como o início da utilização dessa tecnologia por outras empresas do ramo. Até mesmo a Embraer já fechou uma parceria para entrar no segmento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.