Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Teslas terão limpadores de para-brisa a laser no futuro
Avatar do autor

Por André Luiz Dias Gonçalves

via nexperts

1 min de leitura

Teslas terão limpadores de para-brisa a laser no futuro

Uma nova patente registrada pela Tesla há alguns meses e revelada agora mostra que os limpadores de para-brisas convencionais podem estar com os dias contados nos carros da marca, sendo substituídos por um sistema de raio laser capaz de remover toda a sujeira dos vidros.

No documento divulgado pelo site Electrek, o projeto é descrito pelo especialista em imagens industriais da Tesla Phiroze Dalal como um sistema de limpeza de carros composto por um feixe óptico que emite raio laser para irradiar uma região do vidro do veículo e por um detector de detritos para localizar a sujeira, além de um circuito de controle.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O circuito de controle programa uma série de parâmetros para que todo o sistema funcione em harmonia com base nas informações enviadas pelo detector, cujos sensores estão espalhados por várias partes do automóvel, inclusive nas janelas e vidros laterais.

Desenho do sistema de limpeza de vidro a laser da Tesla. (Fonte: Electrek/Reprodução)

Com isso, o laser realiza a remoção automática da sujeira no para-brisa que poderia atrapalhar a visão do motorista, sem a necessidade de acionar o equipamento a todo o momento. Ele também pode ser útil nos carros equipados com piloto automático, removendo os detritos nas lentes das câmeras do sistema.

Limpeza de painéis solares

Além de possibilitar a limpeza automática dos vidros do carro, o limpador a laser desenvolvido pela empresa de Elon Musk também seria útil para remover os detritos de painéis solares instalados nos telhados, fazendo a higienização automática do equipamento, como mostram as fotos do projeto.

Por enquanto não se sabe se a Tesla irá realmente utilizar a tecnologia, já que a companhia ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias

Mobilidade Urbana/Smart Cities Carro Elétricos Patente

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Teslas terão limpadores de para-brisa a laser no futuro