Waymo decide compartilhar dados de testes de seus carros autônomos

1 min de leitura
Imagem de: Waymo decide compartilhar dados de testes de seus carros autônomos

Com o objetivo de proporcionar um maior avanço no desenvolvimento de carros autônomos, a Waymo decidiu compartilhar parte dos dados que obteve até agora. A empresa disponibilizou no seu site um formulário para que os interessados possam se cadastrar e ter acesso às informações sobre o desenvolvimento dos veículos.

"Quando se trata de pesquisa em aprendizado de máquina, ter acesso a dados pode transformar uma ideia em uma inovação real. Esses dados têm o potencial de ajudar os pesquisadores a fazer avanços na percepção 2D e 3D, além de avançar em áreas como adaptação de domínios, compreensão de cenas e previsão de comportamento", disse a Waymo em comunicado.

"Esperamos que a comunidade de pesquisa ofereça novas possibilidades com nossos dados, que não apenas ajudem a tornar os carros autônomos mais capazes mas também afetem outros campos e aplicativos relacionados, como visão computacional e robótica", concluiu a empresa.

O conjunto de dados contém sincronização temporal de alta qualidade dos dados do lidar e da câmera.
O conjunto de dados contém sincronização temporal de alta qualidade. (Fonte: Waymo/Divulgação)

Entre os dados disponibilizados existem cerca de 200 mil frames registrados que podem ajudar desenvolvedores na criação de modelos para rastrear e prever o comportamento de outros motoristas na estrada. Também será possível acessar dados obtidos em grandes cidades, como Phoenix, Mountain View e São Francisco, em diferentes horários e condições climáticas em imagens de alta resolução obtidas por diversas câmeras.

A Waymo já sinalizou que pretende ouvir o feedback da comunidade para poder ter dados ainda mais relevantes, e que em um futuro próximo mais informações deverão ser disponibilizadas.

Nem todos os dados

Vale destacar que nem todos os dados da empresa serão compartilhados. Informações delicadas ou que possam comprometer o desenvolvimento de alguma tecnologia serão mantidas em segredo, pelo menos em um primeiro momento. Porém, o que já foi disponibilizado pode ajudar outras empresas a aperfeiçoarem seus próprios sistemas.

(Fonte: Waymo/Divulgação)

A Waymo teve origem em 2009 como parte de um projeto da Google. O primeiro teste com um carro autônomo aconteceu em 2015, e no ano seguinte ela passou a atuar como uma empresa independente, mas ainda fazendo parte da Alphabet Inc.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.