Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Walmart aposta em vans autônomas para transportar mercadorias nos EUA
Avatar do autor

Por Camila Vila Franca

1 min de leitura

Walmart aposta em vans autônomas para transportar mercadorias nos EUA

O Walmart anunciou que começará a usar vans autônomas para otimizar o transporte de mercadorias nos Estados Unidos. O projeto é uma parceria com a startup Gatik e contará com três vans independentes para realizar até dez viagens por dia.

O acordo nasceu para suprir uma necessidade do Neighborhood Marketing, uma pequena rede de mercearia local integrante do grupo Walmart e que precisa ser abastecida com frequência. As vans levarão produtos diversos da cidade de Rogers até Bentonville, em um percurso de 8 km e cerca de 20 minutos de carro. A proposta é que elas sigam as duas rotas entre as lojas, a maior de 8 km, que é também a mais segura, ou um trajeto mais rápido, com cerca de 3 km.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a previsão de começar com três vans autônomas, cada veículo terá um operador humano capaz de assumir o volante caso o sistema pare ou passe por situações de emergência. A medida foi adotada até que seja constatado que o sistema é confiável para funcionar sem a necessidade de um motorista presente.

Investimento

Para o CEO da Gatik, Gautam Narang, o investimento de grandes empresas como o Walmart no segmento de carros autônomos é um sinal de que, aos poucos, as pessoas também se sentirão confortáveis em estar em veículos sem motorista ou ainda cruzar com esses carros do dia a dia. O empresário acredita que, em breve, veremos vans independentes em estradas sem a necessidade de "esperar pela mudança do comportamento do consumidor".

Para Narang, essa é uma porta que se abre para novos negócios e principalmente parcerias através da atuação em diversos segmentos logísticos, como Amazon, FedEx, o Serviço Postal dos EUA, distribuidores de autopeças, distribuidores de alimentos e bebidas, empresas que atuam com produtos médicos e farmacêuticos e muito mais.  

Recentemente, a Apple anunciou que deverá aumentar a sua cartela de empresas adquiridas com a aquisição da Drive.ai, startup especializada em inteligência artificial para veículos autônomos. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias

Mobilidade Urbana/Smart Cities Mercado Veículos autônomos

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Walmart aposta em vans autônomas para transportar mercadorias nos EUA