Cientistas alemães criam avião que consegue pousar sozinho

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas alemães criam avião que consegue pousar sozinho

A tecnologia para alcançar meios de transporte autônomos avança a cada dia. Enquanto o piloto automático em aviões não é nenhuma novidade, os pilotos humanos ainda são necessários para fazerem manobras mais complexas. Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade Técnica de Munique desenvolveu um sistema de aterrissagem chamado C2Land, que permite que aeronaves consigam pousar sozinhas mesmo com baixa visibilidade.

O sistema utiliza visão computadorizada para identificar as pistas de aterrissagem e guiar o avião para um pouso seguro sem o auxílio de pilotos. Atualmente, na aviação comercial e de cargo, é utilizado o Instrument Landing System (ISL) em situações de visibilidade comprometida, que precisa de sinais de rádio a bordo e em terra firme para funcionar, é caro e nem todos os aeroportos têm acesso a uma estrutura como essa. O C2Land busca acabar com esse problema.

O novo sistema utiliza GPS no controle do avião em combinação com a visão computadorizada. As câmeras funcionam também em infravermelho, o que permite que operem mesmo em condições climáticas desfavoráveis, identificando o contorno da pista de aterrissagem para definir onde a aeronave deverá pousar. O C2Landing leva em consideração fatores como velocidade e altitude para fazer o cálculo e determinar um pouso perfeito.

O objetivo dos pesquisadores é que o sistema possa ser usado em aeroportos e aeronaves de pequeno porte que não são equipadas com o ISL. Em maio deste ano foi realizada uma demonstração de funcionamento do C2Landing em Wiener Neustadt, interior da Áustria, com disponibilização do experimento em vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.