Empresa cria carro de corrida com motor de máquina de lavar roupas [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Empresa cria carro de corrida com motor de máquina de lavar roupas [vídeo]

A Haier, fabricante chinesa de eletrônicos e eletrodomésticos, resolveu provar algo curioso: a possibilidade de um carro de corrida ser movido com um motor de máquina de lavar roupas. De acordo com a empresa, a ideia surgiu para mostrar que tecnologias podem interagir e que muito daquilo que é desenvolvido especificamente para o setor automobilístico não precisa ignorar as inovações de outros segmentos industriais.

Para conseguir tirar tudo do papel, a Haier formou uma parceria com uma equipe da Craft-Bamboo, que tem vasta experiência em Fórmula 1, GP3 e 24 Horas de Le Mans.

Impossível? Nem tanto

O pessoal da Craft concordou com o desafio e instalou em um modelo de carro de corrida um motor eletromagnético usado para mover o tambor de máquinas de lavar. Para melhorar o funcionamento, os engenheiros conseguiram otimizar o acionamento desse propulsor nada convencional incluindo um variador de frequências e um adaptador de corrente, visando aumentar a performance.

Além disso, a estrutura do próprio carro precisou ser alterada, com a retirada de itens para deixar o veículo mais leve, entre outras mudanças que ajudaram a diminuir a resistência aerodinâmica.

Segundo a Craft, ao receber o convite para o desafio tudo parecia ser uma tarefa impossível, mas, com a mente aberta, deu certo. Os engenheiros ainda chamam atenção para o poder de acionamento entregue por um simples motor de máquina de lavar, que chegou a surpreender a equipe desenvolvedora.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.