Amsterdã promete banir veículos a diesel e gasolina até 2030

1 min de leitura
Imagem de: Amsterdã promete banir veículos a diesel e gasolina até 2030

A luta contra a poluição e o aquecimento global está virando uma corrida contra o tempo. Entrando nessa batalha está a cidade de Amsterdã, capital da Holanda, que até 2030 pretende fazer um banimento gradual de veículos, como carros, motos e ônibus, que utilizam gasolina e óleo diesel.

O anúncio foi feito no começo de maio pela conselheira de trânsito da cidade, Sharon Dijksma, que classificou a poluição como "um assassino silencioso e um dos maiores riscos à saúde em Amsterdã". Essa afirmação partiu de avisos do Ministério da Saúde da Holanda sobre os níveis atuais de poluição do ar — principalmente por emissões de dióxido de nitrogênio e materiais particulados — que fazem com que a expectativa de vida diminua em mais de 1 ano, além de aumentar a possibilidade de doenças crônicas devido à exposição.

A medida começará a ser executada a partir do ano que vem, com a proibição de que carros produzidos antes de 2005 circulem dentro da cidade. Para incentivar os cidadãos a trocarem seus veículos por opções movidas a energia elétrica ou hidrogênio, Amsterdã pretende oferecer subsídios e permissões de estacionamento.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Menos carros

A Holanda é particularmente conhecida pelo uso de bicicletas como meio de transporte preferido da população. Entretanto, o tráfego intenso de veículos motorizados em grandes cidades, como Amsterdã, Roterdã e Maastricht, faz com que o país fique com níveis de poluição acima do que é permitido pelas normas da Europa.

Outras grandes cidades europeias, como Madri (capital da Espanha) e Roma (capital da Itália), também estão tomando medidas para diminuir as emissões de poluição por veículos. Madri está restringindo modelos a gasolina e a diesel produzidos antes de 2000 e de 2006, respectivamente. Já Roma se comprometeu a proibir completamente que veículos circulem no centro da cidade até 2024.

O que você pensa desse tipo de medida? Você trocaria o seu carro a gasolina por um elétrico?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.