Designers da Ford já podem projetar carros usando realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: Designers da Ford já podem projetar carros usando realidade virtual

Os profissionais responsáveis pela projeção de carros da Ford, incluindo designers e engenheiros, estão trabalhando com um método diferente, usando a realidade virtual de alta definição.

Cerca de 50 funcionários da empresa estão testando a ferramenta Gravity Sketch, um software de acesso público com suporte ao headset de realidade virtual HTC Vive. Com óculos e controle, os engenheiros e designers da Ford trabalham diretamente em projetos em 3D que podem ser rotacionados 360 graus e manipulados em tempo real. Assim, eles observam os resultados de um conceito imediatamente, muito antes de um modelo físico ser construído.

Do lado de fora, designers podem checar detalhes como as curvas da parte externa do veículo e combinações de cores. Os modelos 3D também podem ser imensamente ampliados em ambiente virtual, permitindo que pequenas peças internas sejam observadas e analisadas em alta definição.

Um sistema ainda mais imersivo coloca os profissionais literalmente dentro do modelo do carro, sentados no assento do motorista, e possibilita que eles observem e alterem componentes do interior em tempo real, em uma experiência ainda mais completa.

Além de prático, o Gravity Sketch Ford acelera, e muito, as fases iniciais da produção. Enquanto os métodos tradicionais consumiriam meses entre o desenho e a construção de um protótipo, o laboratório de realidade virtual reduz esse tempo para algumas horas. O recurso ainda é fácil de usar, demandando um treinamento de 8 horas em média, e pode ser integrada com outras ferramentas de projeção.

A Ford ainda não produziu nenhum carro usando o novo método por realidade virtual, mas cinco estúdios de design da empresa já estão experimentando a ferramenta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.