Polícia britânica está usando Gran Turismo para treinar seus policiais

1 min de leitura
Imagem de: Polícia britânica está usando Gran Turismo para treinar seus policiais

Policiais sabem que, entre todos os percalços do trabalho, perseguições em alta velocidade são uma probabilidade. Para preparar o pessoal para essa situação, existem algumas opções, e a força policial de Lincolnshire optou por uma bastante interessante: usar o Gran Turismo Sport, a última edição da famosa franquia de jogos de corrida do PlayStation.

A ideia é melhorar as habilidades do policiais com a direção em alta velocidade e perseguição e surgiu depois de uma parceria entre a polícia de Lincolnshire e a divisão de jogos da Sony. Nem tudo ficou só no campo dos games, no entanto: a primeira fase dos treinos envolveu o registro de uma volta com uma BMW de verdade no circuito de Silverstone.

GT Sport

Depois, foi a vez de sentar nos cockpits e começar a melhorar a direção em um ambiente em que, caso aconteça qualquer acidente, o prejuízo vai ser virtual também. Ainda assim, um instrutor ajuda os policiais indicando quais são as partes que precisam ser trabalhadas e, logo depois, os “pilotos” voltam para a pista.

O resultado dos treinos foi de que diversos oficiais conseguiram reduzir seus tempos e melhorar suas técnicas de direção. O responsável pela força policial, Shaun West, reconhece que não há substituto para a experiência real, mas que há sempre alternativas que podem complementar o processo de aprendizado dos policiais.

GT policia

“Se Gran Turismo pode ajudar a treinar pilotos profissionais, então estamos curiosos para explorar se ele também pode oferecer algo aos nossos policiais e ajudá-los a expandir a forma como nós pensamos a respeito de evolução e dando uma nova perspectiva sobre nossos métodos de treinamento”, disse West.

Não é a primeira vez que o jogo é usado para criar um vínculo entre o real e o virtual: a Polyphony Digital e a Nissan tiveram uma parceria de anos com um programa chamado GT Academy, que consistia em uma competição que pegava pilotos virtuais e dava a oportunidade de que o vencedor se tornasse um piloto de verdade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.