'PIX internacional' só deve chegar em 2022 ou 2023

1 min de leitura
Imagem de: 'PIX internacional' só deve chegar em 2022 ou 2023
Imagem: Banco Central/Divulgação

“A possibilidade de você fazer transações para fora do Brasil está na agenda evolutiva do PIX, mas não para o próximo ano”, disse o diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, João Manoel de Mello, em um evento promovido pela Focaccia Amaral Lamonica Advogados sobre fintechs, bancos digitais e meios de pagamento na última terça (6).

Segundo ele, a internacionalização do novo sistema de pagamentos instantâneos, lançado pela autarquia no último dia 5, só deve estar disponível a partir de 2022 ou mesmo, em 2023.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema para o lançamento do PIX para operações internacionais seria a “pouca envergadura” no sistema para lidar com questões de câmbio – seria preciso, segundo o diretor de Regulação do BC, Otavio Damaso, inovar a regulamentação do setor, que hoje ainda lida com uma “legislação cambial arcaica”, que não permite sistemas como o PIX.

Agenda evolutiva

João Manoel de Mello  Mello adiantou, porém, o que está na “agenda evolutiva do PIX” no ano que vem: saques de dinheiro em lojas e supermercados (previsto para o primeiro semestre de 2021), pagamentos instantâneos por aproximação via celulares e cartões compatíveis com NFC e mais transferências feitas a partir de um QR Code gerado pelo próprio pagador. “O PIX é uma plataforma multifuncional, vários modelos de negócios surgirão, alguns que ainda nem conhecemos”, disse ele.

Pagamentos por aproximação serão possíveis dentro do sistema PIX em 2021.Pagamentos por aproximação serão possíveis dentro do sistema PIX em 2021.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Além dessas facilidades, um acordo entre o BC e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai permitir a quitação de contas de luz em qualquer dia e horário.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, em um vídeo previamente gravado, afirmou durante o evento que garantir a segurança cibernética dos serviços financeiros – que devem experimentar crescente inovação e digitalização – é a principal função da autarquia, acrescentando que “o surgimento de novas tecnologias trará cada vez mais novos desafios para a organização dos negócios e para a regulação do setor financeiro”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.