Startups da Índia se unem para desafiar Google Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Startups da Índia se unem para desafiar Google Play Store
Imagem: Jio
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Um grupo de empresas e desenvolvedoras de aplicativos mobile da Índia está se unindo para lançar uma alternativa à loja oficial do Android em protesto contra as taxas cobradas pela Google Play Store.

Segundo o site TechCrunch, diversas companhias estão em processo de negociação para um projeto conjunto, que ajude a fortalecer a indústria indiana. Grandes empresários e marcas já teriam concordado em criar políticas próprias e lançar projetos em conjunto, como o sistema de pagamentos Paytm, a empresa de viagens MakeMyTrip, a startup de atividades físicas GOQii e a companhia de seguros PolicyBazaar — nomes desconhecidos para o público brasileiro, mas gigantes na Índia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A primeira ideia que pode sair do papel é o lançamento de uma loja de aplicativos voltada para o mercado local. O objetivo é não só garantir maior visibilidade aos serviços indianos, mas também evitar a taxa de 30% imposta pela Google Play Store (e pela App Store) em downloads e qualquer transação realizada por apps baixados pela plataforma.

Crise a caminho?

Essa taxa foi o elemento de discórdia que desencadeou a briga entre Apple, Google e Epic Games por causa de Fortnite, citando apenas um exemplo — e as cobranças devem ser intensificadas no futuro. Por outro lado, o Android 12 vai facilitar uso de lojas de apps de terceiros, o que pode ajudar nos planos da aliança das empresas indianas.

Recentemente, a Google anunciou um investimento de US$ 10 bilhões na Índia. A Jio, maior companhia de telefonia do país, já recebeu investimentos da companhia e do Facebook, e já firmou parcerias para o lançamento de aparelhos mais acessíveis na região.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.