TV de tubo antiga derrubava internet de vila britânica todo dia

1 min de leitura
Imagem de: TV de tubo antiga derrubava internet de vila britânica todo dia
Imagem: Unsplash

Uma antiga TV de tubo, que era ligada pontualmente às 7h da manhã, todos os dias, foi a responsável por derrubar a internet banda larga em Aberhosan, uma pequena vila no País de Gales, durante 18 meses seguidos. Essa curiosa história foi contada pelo ArsTechnica.

Segundo a publicação, os moradores do vilarejo tinham o sinal da conexão DSL interrompido todas as manhãs, misteriosamente, e ninguém sabia o motivo. A Openreach, operadora responsável pelo serviço na região, chegou até a substituir os antigos cabos na vila, na tentativa de parar a interferência, mas isso não adiantou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Depois de esgotar todas as vias para descobrir o que causava o problema, o engenheiro da Openreach Michael Jones suspeitou que a interrupção era causada por SHINE (Single High-level Impulse Noise). Neste fenômeno, a interferência elétrica emitida por um dispositivo atrapalha o funcionamento das redes de banda larga.

A rede DSL é suscetível à interferência eletromagnética causada pelas TVs de tubo.A rede DSL é suscetível à interferência eletromagnética causada pelas TVs de tubo.Fonte:  Unsplash 

Usando um Analisador de Espectro, ele e sua equipe saíram pela vila às 6h da manhã, em busca do ruído elétrico que derrubava a internet. Às 7h, o dispositivo registrou uma grande interferência. Ela foi rastreada e levou à casa de um morador da aldeia, que ligava a sua velha TV, neste horário, para assistir a um famoso programa matinal.

Promessa de não usar mais a antiga TV

Conforme Jones, o dono da TV ficou assustado ao saber que o seu hábito de ligá-la, diariamente derrubava a internet de toda a vila. Diante disso, ele prometeu não usá-la mais, acabando com a interferência na banda larga.

Para não depender apenas da promessa deste morador, a OpenReach planeja levar a conexão por fibra para Aberhosan até o final de 2020. Ao contrário das linhas DSL, suscetíveis à interferência eletromagnética, as de fibra usam a luz para transportar os dados, não sofrendo com o mesmo problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.