Greve dos Correios acaba nesta terça (22) após decisão judicial

1 min de leitura
Imagem de: Greve dos Correios acaba nesta terça (22) após decisão judicial

Nesta segunda-feira (21), a maioria do Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu que a greve dos Correios deve acabar nesta terça-feira (22) e que os funcionários terão direito a um reajuste salarial de 2,6%. Caso os colaboradores não retornem ao trabalho, a categoria pode receber multa de R$ 100 mil por dia.

O julgamento, que foi interrompido por problemas técnicos na internet dos participantes, definiu também que a greve não foi abusiva. A decisão significa que metade dos dias da greve, que começou em 17 de agosto, será descontada do salário dos funcionários, enquanto a outra metade será compensada. Caso a paralisação fosse vista como abusiva, o desconto seria de 100% das horas não trabalhadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre as solicitações dos funcionários, a principal envolve a manutenção de um acordo coletivo assinado em 2019, mas previsto para valer no ano que vem, e que foi suspenso pela estatal na pandemia. Esse pacote de benefícios e direitos incluía auxílio-creche, licença-maternidade de 180 dias e adicional de serviço noturno.

"É a primeira vez que julgamos uma matéria em que uma empresa retira praticamente todos os direitos dos empregados", defendeu a Ministra Kátia Arruda, relatora do processo no TST.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.