TikTok e WeChat estão banidos dos EUA a partir de domingo (20)

1 min de leitura
Imagem de: TikTok e WeChat estão banidos dos EUA a partir de domingo (20)
Imagem: Business Insider/Clancy Morgan/Reprodução

A partir deste domingo (20), os aplicativos TikTok e WeChat estão oficialmente banidos em todo o território americano.

“O Tiktok básico permanecerá intacto até 12 de novembro, mas os usuários não vão conseguir acessar as atualizações a partir deste domingo. O WeChat US, para todos os efeitos práticos, será encerrado”, disse o secretário de Comércio, Wilbur Ross.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo ele, estão proibidas as transferências de dinheiro dentro dos Estados Unidos relacionadas ao WeChat e sua controladora chinesa Tencent Holdings Ltd. (a mesma empresa que detém 60% da Epic, desenvolvedora do Fortnite), mas americanos ainda poderão usar o WeChat para pagamentos e transferências para a China.

O WeChat é o app de milhões de chineses pelo mundo.O WeChat é o app de milhões de chineses pelo mundo.Fonte:  Unsplash/Fábio Lucas 

Essa era uma preocupação de algumas empresas de tecnologia americanas e, principalmente, de famílias nos dois países – o WeChat é o aplicativo usado por milhões de imigrantes chineses para manter contato com parentes e mandar dinheiro para o outro lado do mundo.

Como as medidas proíbem distribuição, manutenção e atualizações dos dois aplicativos, Apple e Google deverão excluir TikTok e WeChat de suas lojas de aplicativos nos Estados Unidos até domingo. Os apps baixados não serão afetados agora, mas ficarão sem atualizações.

Ações da TikTok Global

Segundo o Departamento de Comércio, 12 de novembro é o prazo dado pelo presidente americano para que a TikTok resolva as questões de segurança nacional apresentadas à ByteDance.

Isso significa que a empresa chinesa tem menos de 2 meses para concluir satisfatoriamente seu acordo a Oracle e conseguir a aprovação dos governos americano e chinês para o negócio.

A ByteDance poderá ofertar ações da nova empresa, se o acordo com a Oracle vingar.A ByteDance poderá ofertar ações da nova empresa se o acordo com a Oracle vingar.Fonte:  6do/Reprodução 

Segundo fontes ouvidas pela Reuters, se a parceria com a Oracle vingar, a ByteDance faria uma oferta pública inicial (IPO) da nova empresa, a TikTok Global. Isso aconteceria em 1 ano, em bolsas dos Estados Unidos. ByteDance e Oracle não responderam aos pedidos de comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.