Google força OnePlus a retirar Fortnite de seus aparelhos

1 min de leitura
Imagem de: Google força OnePlus a retirar Fortnite de seus aparelhos
Imagem: https://www.epicgames.com/store/pt-BR/product/fortnite/home
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google forçou uma quebra de contrato entre a OnePlus e a Epic Games. A desenvolvedora de jogos e a fabricante de smartphones tinham uma parceria que permitia que o mega popular Fortnite pudesse ser instalado nos aparelhos, sem a necessidade de usar a loja de apps da Google, ou seja, a Play Store.

Fortnite foi banido da App Store e Play Store

O caso é que a Apple e a Google baniram o Fortnite de suas lojas de aplicativos móveis, por práticas de cobranças consideradas ilegais, que vinham sendo realizadas pela Epic Games. Para burlar a taxa sobre transações que ambas as lojas de apps cobram dos desenvolvedores, a Epic Games disponibilizava duas modalidades de compras de itens no Fortnite: uma mais cara, com a taxa inclusa; e outra com desconto, sem a taxa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Epic Games e OnePlus eram parceiras.Epic Games e OnePlus eram parceiras.Fonte:  OnePlus/Divulgação 

Agora, a companhia está processando a Google e a Apple, alegando que as gigantes de tecnologia se apoiam em seu domínio de mercado para lesar desenvolvedores, parceiros menores e, consequentemente, consumidores.

Quebra de contrato com a OnePlus

Na ação contra a Google, a Epic Games ainda a acusa de ter forçado a OnePlus quebrar o contrato que mantinha com a desenvolvedora de jogos.

Epic Games e OnePlus eram parceiras desde o lançamento do Fortnite, quando a fabricante de celulares permitia que o jogo fosse instalado por meio de um aplicativo que funcionava sem intervenção da Play Store. Também foi nos aparelhos da companhia que o game estreou rodando em 90 Hz.

Supostamente, a LG foi forçada a tomar a mesma atitude que a OnePlus, já que, em seus aparelhos, o jogo também poderia ser instalado por um aplicativo à parte.

Agora, o único país onde os aparelhos da OnePlus ainda podem ter o Fortnite pré-instalado é a Índia. A companhia disse que a Google a orientou a não manter instalações de aplicativos por fora da Play Store por questões de segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.