Apple se explica após proibir Xbox xCloud e Google Stadia no iOS

1 min de leitura
Imagem de: Apple se explica após proibir Xbox xCloud e Google Stadia no iOS

O lançamento de serviços de streaming de games como xCloud e Google Stadia para iPhones e iPads está cada vez mais distante. Após a Microsoft encerrar os testes do xCloud no iOS por causa das políticas da loja, a Apple se defendeu dizendo que os apps de transmissão de jogos violam regras e que não está disposta a abrir exceções para Google e Microsoft.

De acordo com a Maçã, todos os jogos devem ser aprovados individualmente antes de serem distribuídos na App Store. Plataformas como xCloud e Google Stadia tecnicamente violam essa regra por trazerem diversos games sem passar pelo crivo da Apple.

O xCloud é compatível com diversos jogos do Xbox OneO xCloud é compatível com diversos jogos do Xbox OneFonte:  Xbox 

"Serviços de games definitivamente podem ser lançados na App Store, contanto que eles sigam as mesmas regras aplicadas para todos os desenvolvedores", disse a companhia, em comunicado enviado ao Business Insider. Ou seja, para Stadia e xCloud entrarem no iOS, seria necessário submeter cada um dos games presentes nos serviços para avaliação. E provavelmente pagar uma comissão para a Apple em cada um deles.

Limitações

Durante o período de testes do xCloud, a Microsoft tentou se adequar às regras impostas pela Apple, mas o serviço acabou ficando bastante limitado. Além de aceitar apenas 10 mil usuários no beta, o programa foi laçado no iOS com apenas um jogo, a coletânea Halo: The Master Chief Collection.

A versão de iOS do xCloud só funcionava com HaloA versão de iOS do xCloud só funcionava com HaloFonte:  The Verge 

A versão completa do xCloud, que chegará em 15 de setembro no Android, contará com integração ao Xbox Game Pass Ultimate. A assinatura de R$ 39 mensais traz um catálogo com centenas de jogos, o que torna inviável o lançamento da plataforma no iOS com as atuais regras impostas pela Apple.

O Google Stadia já possui um aplicativo para iPhones e iPads, mas que também é limitado e só possui funções de configuração. "Você não pode usar o app para jogar diretamente em um aparelho iOS, mas pode usá-lo para gerenciar outros dispositivos", indica a página na loja da Apple.

Apple se explica após proibir Xbox xCloud e Google Stadia no iOS via TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.