TikTok anuncia abertura de data center na Europa

1 min de leitura
Imagem de: TikTok anuncia abertura de data center na Europa
Imagem: TikTok

A rede social TikTok anunciou nesta quarta-feira (5) que vai construir um novo data center, o primeiro na Europa. O estabelecimento será na Irlanda e vai custar cerca de € 420 milhões, em troca gerando empregos na região e aumentando as garantias de segurança e privacidade da plataforma.

A previsão é de que o data center seja inaugurado e já entre em operação no início de 2022. Ele vai concentrar o armazenamento de dados de todos os usuários europeus da rede social. Além disso, ele permite maior agilidade no carregamento de conteúdos na região, melhorando a experiência do usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse anúncio é sequência da estratégia conjunta do TikTok de desvincular da China a sua atuação em outras partes do mundo. A cidade de Dublin já havia sido escolhida para abrigar um EMEA Trust and Safety Hub, um escritório de moderação e manutenção de políticas da plataforma.

Momento complicado

A internacionalização de algumas das operações do TikTok é parte das mudanças institucionais na empresa para evitar a sua proibição em alguns países.

Por conta de acusações de manter laços com o governo chinês e entregar dados de usuários às autoridades, a rede foi banida na Índia e teve a proibição anunciada também nos Estados Unidos, a não ser que a companhia seja adquirida por uma empresa local. A Microsoft é a principal interessada e está atualmente em negociações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.