Trump diz que TikTok será banido nos EUA, mas situação pode mudar

1 min de leitura
Imagem de: Trump diz que TikTok será banido nos EUA, mas situação pode mudar
Imagem: Shealah Craighead/White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que a plataforma mobile TikTok será mesmo proibida no país. A informação foi confirmada a jornalistas na última sexta-feira (31).

"No que diz respeito ao TikTok, estamos o banindo dos EUA", afirmou o presidente enquanto estava a bordo de sua aeronave oficial, o Air Force One. A assinatura do documento que confirma a ação é considerada urgente e essencial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A plataforma virou assunto de segurança nacional recentemente, já que foi criada por uma desenvolvedora chinesa, a ByteDance. Em guerra comercial com a China, o país acusa o TikTok e outros aplicativos a cooperarem com o governo asiático, inclusive espionando usuários e enviando dados de consumo para fora dos EUA.

E agora?

São várias as alternativas para o TikTok não ser proibido em definitivo no país. A mais óbvia é trocar de dona — ou seja, a ByteDance teria que passar o controle da companhia para outra empresa, preferencialmente de capital norte-americano.

Investidores que já possuem ações minoritárias no app estão interessados, mas há outro grande jogador na mesa: a Microsoft. Segundo a Reuters, a gigante é uma das principais interessadas em adquirir a rede social, mas apenas para controlar os negócios em alguns países, incluindo Canadá, EUA, Austrália e Nova Zelândia. A companhia pode até conseguir uma permissão especial de Trump para fechar negócio em até 45 dias, evitando o banimento enquanto isso.

Durante o fim de semana após a confirmação do presidente, o banimento foi considerado perigoso por parte de conselheiros e membros do partido Republicano. Até o momento, as partes envolvidas na negociação não confirmaram a proposta.

O lado do TikTok

Em mensagem à comunidade, a gerente geral do TikTok nos EUA, Vanessa Pappas, afirmou em um vídeo que o app "não vai a lugar algum" e agradeceu o apoio da comunidade, reforçado que a rede é um local de expressão de artistas e de toda uma comunidade.

@tiktok

A message to the TikTok community.

? original sound - tiktok

Vale lembrar que a Índia também já baniu o TikTok, junto de outras centenas de apps de origem chinesa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.