Brisanet promete levar 5G para o interior do Nordeste

1 min de leitura
Imagem de: Brisanet promete levar 5G para o interior do Nordeste
Imagem: Unsplash

A operadora Brisanet pretende disponibilizar o 5G para seus franqueados no interior do Nordeste. A notícia foi divulgada pelo CEO da empresa, José Roberto Nogueira, durante painel da edição digital do Fórum de Operadoras Inovadoras que aconteceu nesta segunda-feira (20).

Através do modelo de franquia, o empresário disse que vai "levantar o 5G" na região em 2022, quando começar a implementação da tecnologia em cidades pequenas. Os franqueados da Brisanet são, em sua maioria, provedores de internet (ISPs) que possuem cerca de 1 mil e 1,5 mil clientes cada — e, ao todo, somam 200 mil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“O 5G será incluído no pacote do ISP, que continuará operando na ponta”, explicou José Roberto. Durante o evento digital, ele também citou conquistas anteriores da operadora, que foi responsável por levar a tecnologia de fibra óptica para cidades de pequeno porte na mesma região.

Imagem da empresa Brisanet, operadora regional de internet do CearáImagem da empresa Brisanet, operadora regional de internet do CearáFonte:  Mobile Time/Reprodução 

Segundo o CEO, esta infraestrutura será fundamental para o transporte de dados da rede móvel de quinta geração. “Estamos construindo backbone com fibra na frente de cada quarteirão. O 5G será uma extensão de dados. Será uma banda larga fixa com mobilidade”, afirmou.

No modelo de franquia da Brisanet, a empresa é responsável por instalar a infraestrutura passiva, enquanto cada ISP investe na parte ativa, além de ficar responsável pela relação com o usuário final e com os órgãos reguladores.

Enquanto não possui autorização própria para uso do 5G, a Brisanet atua como uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) com a rede da Vivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.