5G poderia ser até 5x mais caro no Brasil se Huawei for descartada

1 min de leitura
Imagem de: 5G poderia ser até 5x mais caro no Brasil se Huawei for descartada
Imagem: https://www.ferra.ru/news/mobile/huawei-vypustit-bolee-50-mln-smartfonov-s-podderzhkoi-5g-v-2020-godu-02-12-2019.htm
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

De acordo com Marcelo Motta, diretor de segurança cibernética e soluções da Huawei Brasil, se as operadoras brasileiras forem forçadas a trocar de fornecedor de equipamentos 5G, em vez ampliar sua infraestrutura baseada na tecnologia da companhia chinesa, a implantação do nosso 5G sofrerá um drástico atraso, além de que os custos poderão ser até cinco vezes mais altos.

A informação é baseada em dados provenientes dos países que impuseram restrições à Huawei, onde os preços subiram de duas a cinco vezes, e, no caso de algumas companhias, os negócios foram inviabilizados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

EUA pressiona o Brasil

A declaração do executivo da Huawei tem relação com a pressão que o governo de Donald Trump tem feito ao Brasil e outros países. Os Estados Unidos baniram a companhia chinesa sob a alegação de prática de espionagem, que estaria sendo feita a partir dos equipamentos fabricados na China. Os americanos, no entanto, nunca conseguiram comprovar que sua acusação se baseia em fatos.

Fonte: Tek Sapo/ReproduçãoFonte: Tek Sapo/ReproduçãoFonte:  Tek Sapo 

Mesmo assim, o governo americano pressiona seus principais parceiros, para que eles abandonem a Huawei como fornecedora de tecnologia 5G, a fim de evitar problemas como espionagem e vazamento de dados, o que também colocaria em risco informações relacionadas à Casa Branca.

Embora, nos dias atuais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tenha um discurso bem mais ameno sobre a China, em comparação ao período de campanha eleitoral, no mês passado, ele chegou a dizer que a implantação do 5G teria que atender à soberania nacional e aos requisitos de segurança de informações e dados.

A frase é genérica e não representa uma represália à Huawei, embora Bolsonaro seja um fiel aliado de Trump.

Operadoras brasileiras têm infra baseada na Huawei

A Huawei investiu cerca de US$ 4 bilhões em tecnologia 5G de 2009 a 2019, em todo o mundo, e já realizou testes bem-sucedidos com a nova rede, envolvendo todas as principais operadoras brasileiras.

Nossas teles construíram grande parte de sua infraestrutura baseada em equipamentos da companhia chinesa, ao longo dos últimos 22 anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.