Etiópia derruba internet em todo o país para conter protestos

1 min de leitura
Imagem de: Etiópia derruba internet em todo o país para conter protestos
Imagem: Unsplash

Nesta terça-feira (30), o governo da Etiópia bloqueou o acesso à internet em todo o país para conter protestos contra o recente assassinato de Haacaaluu Hundeessaa, um famoso cantor e ativista.

As manifestações começaram após esta segunda-feira (29), quando o cantor foi morto com um tiro na capital Addis Ababa. Esta ocorrência causou indignação à população que começou a protestar por mais informações e justiça — o que levou, então, ao bloqueio da internet, como informa o site Access Now.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Hundeessaa ficou conhecido pelo efeito político de suas músicas que causaram, inclusive, a troca do último primeiro ministro. No entanto, ele fazia parte do grupo étnico Oromo, que tem um longo histórico de repressão no país.

Imagem do cantor Haacaaluu HundeessaaImagem do cantor Haacaaluu HundeessaaFonte:  Dagi Pictures/Reprodução 

Até agora, mais de 80 pessoas foram mortas nos protestos. Segundo informações divulgadas pelo Reuters, a polícia militar foi enviada para Addis Ababa na quarta-feira (01) para reforçar a ação contra os manifestantes.

"Acesso a informações confiáveis é essencial em tempos de crise e emergência, e esse atual bloqueio da internet está causando confusão, impotência e ansiedade entre à população", afirmou a analista sênior de políticas no Access Now, Berhan Taye.

Etiópia e os bloqueios à internet

aa  Unsplash/Reprodução 

Esta não é a primeira vez que a população de 102 milhões etíopes é impedida de acessar à internet. Esta medida é adotada pelo governo da Etiópia há anos, seja para impedir processos democráticos ou para conter manifestações populares.

Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou o relatório do Special Rapporteur sobre a promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão. 

No documento, a ONU afirma que desconectar as pessoas da internet é um crime e uma violação dos direitos humanos.O relatório ainda destaca que nenhum Estado pode interromper o acesso à internet nem mesmo em situações de crises políticas, sejam internas ou externas.  

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.