Samsung usa drones e IA para melhorar redes 5G com segurança

1 min de leitura
Imagem de: Samsung usa drones e IA para melhorar redes 5G com segurança
Imagem: Samsung/Divulgação

Samsung desenvolveu uma solução para configurar e manter o funcionamento de antenas de redes 4G e 5G utilizando drones com câmeras. Em testes feitos na última semana, a empresa demonstrou a solução automatizada que pretende oferecer às operadoras.

Com o resultado dos testes, a Samsung visa três pilares de melhorias: mais eficiência no gerenciamento; otimização do desempenho da rede; e maior segurança na operação, já que não terão funcionários subindo, de fato, nos telhados e afins.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os drones podem capturar imagens das antenas, que normalmente são instaladas em locais mais altos, e estas imagens são visualizadas no celular do engenheiro no solo. Elas são transmitidas para um servidor em nuvem, que usa inteligência artificial (IA) "baseada em aprendizado profundo" para verificar a rotação e inclinação das antenas.

O sistema deverá servir como apoio para os engenheiros determinarem se as antenas foram instaladas de forma correta – considerando angulação, rotação e outros parâmetros ideais de funcionamento.

Processo rápido

Nos testes realizados pela empresa, menos de um minuto foi necessário para transmitir os dados, processar os resultados e exibir tudo na interface do aplicativo no smartphone. No total, desde o voo do drone até os resultados da medição, a solução da Samsung levou 15 minutos para fazer a configuração.

O processo, que elimina a necessidade de ter uma pessoa subindo e descendo uma torre de celular, também permite que os engenheiros façam ajustes remotos de posicionamento das antenas. Seja num dispositivo móvel ou em um computador.

Pronta em breve

Nos Estados Unidos, a manutenção e auditoria em antenas do tipo exigem pelo menos dois funcionários de campo, e que ambos tenham treinamento avançado de segurança para escalar as antenas.

Aplicativo associado à solução da Samsung mostra dados sobre antenas celular capturados pelo drone.Aplicativo associado à solução da Samsung mostra dados sobre antenas celular capturados pelo drone.Fonte:  Samsung Electronics/Divulgação 

Sohyong Chong, vice-presidente e chefe de automação de rede da Samsung Electronics, cita em comunicado que a solução de manutenção atende uma "demanda crescente do mercado".

Segundo ele, a solução será lançada globalmente "no final deste ano" e "oferecerá uma maneira mais segura, econômica e conveniente" de atender esta demanda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.