Google vai pagar jornais para eliminar paywalls

1 min de leitura
Imagem de: Google vai pagar jornais para eliminar paywalls
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google anunciou nesta quinta-feira (25) uma nova iniciativa de jornalismo que envolve o licenciamento de conteúdos especiais e melhorias na distribuição de notícias.

A empresa vai remunerar empresas de comunicação participantes de acordo com as reportagens produzidas — e até mesmo arcar com o eventual valor perdido para eliminar o paywall dessas páginas, que restringiam o acesso a certas matérias para assinantes e impediam a visualização por parte de novos leitores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O projeto é uma evolução da Iniciativa Google Notícias, que combatia notícias falsas e incentivava conteúdos sobre determinados temas. A curadoria será totalmente humana e levando em conta a importância editorial das matérias, que precisam "ir fundo em histórias mais complexas" ou abordarem temas importantes para serem elegíveis. Ou seja, nem todo o jornal será liberado para navegação, mas alguns conteúdos considerados essenciais e bem produzidos serão destacados para o leitor e "pagos" pela Google.

Brasil na linha de frente

O novo produto será lançado primeiro no Google Notícias e no Discover e a previsão é que ele todo o projeto entre em operação até o final de 2020.

O Brasil será um dos primeiros países a receber a iniciativa, junto com Alemanha e Austrália. Aqui no país, o Correio Braziliense e o Estado de Minas são os primeiros veículos a fechar a parceria com a Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.