Campeonato Espanhol usa torcida de videogame em retorno de jogos

1 min de leitura
Imagem de: Campeonato Espanhol usa torcida de videogame em retorno de jogos
Imagem: LaLiga/Reprodução

A La Liga, o campeonato espanhol de futebol, voltou a ser disputada nessa quinta-feira (11), três meses depois da paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus. E o que chamou a atenção neste retorno do futebol foram os torcedores virtuais nas arquibancadas.

No jogo Sevilla 2 x 0 Real Betis, não havia a presença de torcida, como medida para evitar aglomerações e a transmissão do vírus. Mas quem viu o jogo pela televisão notou que um dos setores das arquibancadas do estádio Ramón Sánchez Pizjuán estava preenchido com torcedores virtuais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A “torcida de videogame” foi a forma encontrada pela LaLiga, organizadora do torneio, para os jogos nesta nova realidade se aproximarem o máximo possível do que era antes da crise de saúde provocada pelo Sars-CoV-2 em todo o mundo.

Os torcedores virtuais não se movem e trazem as cores do time da casa.Os torcedores virtuais não se movem e trazem as cores do time da casa.Fonte:  ESPN Brasil/Reprodução 

O recurso, que dividiu a opinião dos torcedores, está disponível para todos os canais de TV que transmitem a disputa. Na Espanha, o canal Movistar+ ofereceu aos assinantes dois canais para ver o jogo: um com a tecnologia e o outro sem, mostrando o estádio sem torcida e sons. Já no Brasil, foi exibida a versão com ambiente digital.

Sons de torcida como no FIFA

Além de mostrar torcedores digitalizados, a LaLiga também incluiu cânticos de torcidas e reações dos fãs, assim como acontece nos jogos de videogame de futebol. Os sons são os mesmos utilizados pela EA Sports no famoso game FIFA.

Os áudios são fornecidos pelos próprios clubes e acionados conforme as situações da partida. Na hora do gol, por exemplo, é possível escutar a vibração da torcida comemorando.

Esta tecnologia de projeção de torcedores na arquibancada digital com sons pré-gravados será utilizada até o fim da temporada 2019/2020 do Campeonato Espanhol, que se encerra em julho e terá todos os jogos restantes sem público, pelo menos fisicamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.