Chinesa acusada de roubar segredos copia até o site da Tesla

1 min de leitura
Imagem de: Chinesa acusada de roubar segredos copia até o site da Tesla
Imagem: Xpeng

A rivalidade entre as montadoras de carros elétricos Tesla e Xiaopeng, que deve acabar no tribunal ainda neste ano, acaba de ganhar mais um elemento. Após ser acusada de roubar segredos dos norte-americanos a empresa chinesa (também chamada de Xpeng) aparentemente copiou até mesmo o layout do site da companhia chefiada por Elon Musk.

Quem descobriu a "coincidência" foi um leitor do site Electrek, que percebeu a semelhança ao visitar a página do modelo Xpeng P7, apresentado no início de maio deste ano, e depois o site da concorrente. Como destaque publicitário, o veículo chinês é vendido como uma alternativa com autonomia de bateria maior que a do Tesla Model 3.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As páginas são mesmo idênticas em formato: o nome do veículo no topo, uma foto do automóvel em uma estrada com um céu azul ao fundo e as principais especificações técnicas listadas abaixo, separadas por uma barra vertical.

O site do carro da Tesla...O site do carro da Tesla...Fonte:  Tesla 

A logo da montadora fica no canto superior esquerdo, com outros botões do menu na parte central. Ao deslizar a tela para baixo, as semelhanças continuam, embora menos gritantes.

...e a versão da Xpeng....e a versão da Xpeng.Fonte:  Xpeng 

Mais munição?

A atitude da Xpeng é ainda mais ousada quando levamos em conta a situação atual da empresa. A Tesla entrou com uma ação judicial contra os chineses, acusando a companhia de contratar ex-funcionários da montadora que roubaram segredos do sistema de piloto automático — só para obter os arquivos e copiá-los.

Em entrevistas anteriores, o fundador da Xpeng, Henry Xia, admitiu que a Tesla "serviu de inspiração" para a criação do próprio empreendimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.