Produção de PCS, celulares e tablets deve cair 14% em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Produção de PCS, celulares e tablets deve cair 14% em 2020
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/escrit%C3%B3rio-macbook-iphone-apple-1730939/

De acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria Gartner, a produção de dispositivos eletrônicos do segmento de informática deve cair 13,6% em 2020, devido à crise do novo coronavírus. Dispositivos como PCs, tablets e smartphones devem chegar a 1,9 bilhão de unidades este ano.

Pandemia ajuda e atrapalha

A pandemia do novo coronavírus fez com que milhões de trabalhadores em todo o mundo tivessem seus salários reduzidos, sendo que muitos perderam seus empregos ou estão com a renda altamente comprometida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por outro lado, o isolamento social, decretado como medida para conter a covid-19, forçou grande parte dos trabalhadores e estudantes a trabalhar e estudar de casa, o que impulsionou o consumo de PCs, tablets e, principalmente, notebooks. Governos também precisaram investir neste segmento, especialmente na área de educação. Mesmo assim, as vendas de PCs devem cair 10,5% este ano.

Fonte: Unsplash/Daniel Romero/ReproduçãoFonte: Unsplash/Daniel Romero/ReproduçãoFonte:  Unsplash/Daniel Romero 

Em relação aos smartphones, a queda nas vendas deve ser de 14,6%. Essa baixa também é incentivada pelo aumento da vida útil desses dispositivos, que subiu de 2,5 anos, em 2018, para 2,7 anos, em 2020. Isso significa que os usuários estão levando mais tempo para substituir seus aparelhos.

5G não vai salvar smartphones

Muitas pessoas já trocaram de celular esse ano, por causa da necessidade de manter a comunicação à distância, seja com colegas de trabalho, amigos ou parentes. Essas vendas não poderão salvar o segmento em âmbito geral, já que se vende muito mais aparelhos de entrada e intermediários, que os topos de linha, o que nos dá uma ideia de quais consumidores suportam a base desse mercado.

Nem mesmo a tecnologia 5G, que seria a principal razão para uma troca de smartphone este ano, será capaz de impulsionar as vendas o suficiente para evitar as baixas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.