IBM confirmar estar demitindo funcionários em massa

1 min de leitura
Imagem de: IBM confirmar estar demitindo funcionários em massa
Imagem: https://unsplash.com/photos/0mXw-dvuLok

A IBM confirmou ao TechCrunch que está realizando demissões, mas não entrou em detalhes sobre com esses desligamentos estão ocorrendo, o número de funcionários envolvidos, nem os departamentos e escritórios que estão sendo afetados. A princípio, a companhia está se reestruturando sob a chefia do novo CEO, Arvind Krishna, e optou por fazer substituição de parte da força de trabalho.

Em comunicado, um porta-voz da empresa disse que “...um mercado altamente competitivo exige flexibilidade para remisturar constantemente habilidades de alto valor, e as decisões da IBM sobre a força de trabalho são tomadas no interesse de longo prazo de seus negócios".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Otimismo...

Segundo Patrick Moorhead, analista principal da Moor Insights & Strategy, as demissões seriam substitutivas, ou seja, a empresa estaria dispensando pessoal que não possui as habilidades necessárias, e contratando novos funcionários, que têm formação mais adequada. Mas isso seria apenas um palpite baseado em rumores.

Fonte: Pixabay/ReproduçãoFonte: Pixabay/ReproduçãoFonte:  Pixabay 

...e pessimismo

Já para Holger Mueller, analista da Constellation Research, a situação é pior do que parece. Ele disse que alguns investimentos anteriores não deram muito certo, como a IBM Cloud, o Watson e a Blockchain. Há também a possibilidade de a empresa estar sentindo o impacto da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, com a maioria dos trabalhadores trabalhando de casa.

Enquanto grande parte das empresas ainda não aprendeu a executar grandes projetos de software remotamente, elas desaceleram esses projetos e focam na reabertura dos planos. Esse processo pode gerar demissões para conter prejuízos.

Embora a empresa não tenha divulgado o número de demissões, a Bloomberg supõe que estejam, pelo menos, na casa dos milhares.

A parte não tão ruim da história é que a IBM disse que vai bancar as despesas médicas do pessoal demitido até junho de 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.