Sony lança sensores de imagem com inteligência artificial integrada

1 min de leitura
Imagem de: Sony lança sensores de imagem com inteligência artificial integrada
Imagem: Sony/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Sony apresentou nesta quinta-feira (14) a nova linha IMX500 e IMX501 de sensores de imagem com inteligência artificial (IA) integrada. Os sensores foram projetados para atividades computacionais leves, mas dispensam um hardware extra. A companhia os chama de 'Intelligent Vision Sensor'.

Embarcar um projeto de IA no próprio sensor é uma ideia interessante. As aplicações para este sensor são bem amplas, já que ele pode fazer a contagem de objetos, reconhecer se algum animal ultrapassou um limite de barreira, identificar pessoas e afins.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os novos sensores também podem ser usados no setor de vigilância e automação de veículos, por exemplo. O grande destaque é que todo o trabalho pode ser feito internamente, sem precisar enviar ou receber dados para a nuvem para serem processados.

A Sony destaca que este modelo garante melhorias na latência, de privacidade do usuário e pode reduzir custos, tendo em vista que o processamento é feito de modo local e em tempo real.

Ao site Engadget, o vice-presidente de tecnologia e inovação empresarial da Sony, Mark Hanson, afirmou que isto pode tornar as câmeras mais úteis, e garantindo a privacidade de quem as usa.

Análise em tempo real

Como destacado em um vídeo publicado pela própria Sony, as aplicações são amplas com os novos sensores. A companhia destaca um supermercado inteligente, por exemplo, que pode usar os sensores para obter dados em tempo real dos consumidores.

Nestes casos, as câmeras podem identificar se existem usuários num espaço sem uma máscara facial (em tempos de pandemia gerada pela covid-19), ou se uma prateleira está sem algum tipo de produto. Como exemplo, Hanson cita as lojas Amazon Go.

Por outro lado, os novos sensores IMX com inteligência artificial foram desenvolvidos para parceiros comerciais como varejistas e clientes industriais, e não para consumidores. Ao menos neste momento, não deveremos ver algo do tipo em smartphones, por exemplo.

De acordo com o executivo, amostras do IMX500 já foram enviadas para parceiros, enquanto o IMX501 está previsto para começar a ser vendido em junho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.