Quer imagens livres de direitos autorais? Saiba onde buscá-las

1 min de leitura
Imagem de: Quer imagens livres de direitos autorais? Saiba onde buscá-las
Imagem: https://unsplash.com/photos/t3nwaZWoOvM

As imagens são um ótimo recurso para ilustrar páginas web, artigos, trabalhos, reportagens, além de informar sobre o um tipo de objeto de forma mais precisa do que se somente texto fosse usado. O problema é que, ao procurar por uma imagem, muitas vezes nos deparamos com sites que exigem uma assinatura paga, já que os arquivos possuem direitos autorais. Se você quiser saber onde encontrar imagens livre de direitos, temos algumas opções.

Como encontrar imagens de uso livre

A primeira dica envolve o “caminho mais fácil”: a busca na pesquisa do Google. No entanto, como já dissemos, muitas vezes os resultados relacionam imagens protegidas. Para que a pesquise retorne somente imagens gratuitas, você pode clicar em “Ferramentas”, depois em “Direitos de uso” e escolher a opção mais adequada para sua necessidade, conforme mostra a imagem abaixo:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Google/ReproduçãoFonte: Google/ReproduçãoFonte:  Google 

Embora seja a ferramenta mais rápida, a pesquisa do Google pode não ser a mais indicada para imagens específicas e de alta qualidade.

Nesses casos, é recomendado que você busque as imagens em sites especializados. Sim, há sites gratuitos com milhares de imagens excelentes, entre fotografias e ilustrações criadas em software, todas gratuitas, e que você pode utilizar à vontade. Abaixo, estão cinco dos melhores sites de imagens livres de direitos autorais disponíveis na internet:

Se estiver procurando por figuras para adicionar a outras imagens, estes sites de arquivos PNG podem ser muito úteis: PNGPlay, Icon8, e PNGimg.

Fonte: Unsplash/Cole Keister/ReproduçãoFonte: Unsplash/Cole Keister/ReproduçãoFonte:  Unsplash/Cole Keister 

Como recompensar os criadores pelas imagens gratuitas?

Já que você vai poder utilizar essas imagens de forma completamente gratuita e sem limites, uma ótima maneira de recompensar os criadores desses arquivos é creditando-os na publicação.

Dessa forma, mesmo que você não precise pagar ou fazer doações, expor os criadores na internet, pode ajudá-los a conseguir um contrato com alguma empresa que se interesse por sua arte.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.