Depois do álcool em gel, notebooks podem virar item raro no mercado

1 min de leitura
Imagem de: Depois do álcool em gel, notebooks podem virar item raro no mercado
Imagem: Pixabay

Uma pesquisa do Digitimes Research revelou que notebooks podem virar um item tão raro quanto álcool gel em algumas regiões. Segundo um novo relatório do grupo, o crescimento no uso desses eletrônicos está mais acelerado do que a produção — e o estoque pode ser bastante reduzido já neste mês.

A principal razão para a baixa quantidade de produtos disponíveis é a pandemia do novo coronavírus, que afetou tanto o setor de fabricação quanto o de compras desses aparelhos. Por um lado, a produção de componentes está bastante prejudicada, principalmente na região do Sudeste Asiático, com países com alta concentração de fábricas ainda com políticas rigorosas de fechamento ou isolamento social.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por outro, a demanda também cresceu consideravelmente, principalmente entre os setores corporativo e governamental. Afinal, empresas inteiras foram obrigadas a direcionar os esforços para o trabalho remoto em pouco tempo, o que provavelmente gerou compras de larga escala em dispositivos do setor.

Mais problemas

Outro setor que está correndo contra as encomendas e do de equipamentos para servidores, já que a concentração de atividades feita na nuvem e de trabalho ou estudo remoto demandam mais de companhias especializadas e seus respectivos data centers.

Segundo fontes consultadas pelo Digitimes, Microsoft e Facebook são os principais clientes afetados: ambas estão expandindo as atividades na área para suprir a demanda, mas esbarram em problemas de logística e produção. Até o momento, entretanto, não foram registrados adiamentos.

Como alguns países já estudam a reabertura gradual de alguns serviços, é possível que o mercado seja normalizado a partir de junho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.