Diretor da Abin pode assumir PF; saiba o que a agência faz

1 min de leitura
Imagem de: Diretor da Abin pode assumir PF; saiba o que a agência faz
Imagem: Abin

Na manhã desta sexta-feira (24), o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo, foi exonerado do cargo pelo Presidente Jair Bolsonaro. Há indicações de que Alexandre Ramagem, atual chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), assumirá o cargo.

Mas você sabe qual é a relevância da Abin para a segurança das comunicações?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é Abin?

A Abin desenvolve softwares para vários tipos de demandas do governo federal e da área de inteligência. Esses programas têm criptografia de Estado, garantindo a segurança das informações por meio de algoritmos que impedem a decifração dos dados transmitidos.

Abin é responsável pela segurança de informações da administração públicaAbin é responsável pela segurança de informações da administração pública.Fonte:  Abin 

Só para se ter uma ideia, no caso do vazamento de mensagens trocadas entre o ex-ministro Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol pelo Telegram, foi a Abin que desenvolveu smartphones criptografados para manter a integridade das informações consideradas de interesse público de autoridades.

A segurança do voto nas urnas eletrônicas também é proporcionada pela agência. Todas as tecnologias que visam proteger o sigilo de comunicações governamentais são desenvolvidas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (Cepesc), sob responsabilidade da própria entidade.

DivulgaçãoFonte:  Justiça Eleitoral 

Criado em 1982, o Cepesc foi responsável por garantir que o Brasil não dependesse mais de tecnologias estrangeiras para lidar com assuntos internos. Uma das incumbências da Abin é assessorar os dirigentes brasileiros nas políticas relativas à segurança de informações e comunicações, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e emprego de algoritmos de Estado.

A entidade desenvolve e produz uma extensa linha de equipamentos e sistemas de segurança de dados e comunicações em apoio a órgãos e entidades integrantes da administração pública federal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.