Calendário da 3ª parcela do Auxílio Emergencial, app e poupança digital

2 min de leitura
Imagem de: Calendário da 3ª parcela do Auxílio Emergencial, app e poupança digital
Imagem: Metrópoles

A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 que vai contemplar mais de 50 milhões de brasileiros inscritos no programa. De acordo com as últimas informações divulgadas pela instituição, o auxílio começa a ser pago para beneficiários do Bolsa Família.

O calendário para saques da terceira parcela é diferente dos anteriores, uma vez que somente aqueles que estão no programa Bolsa Família já sabem quando receberão o dinheiro. A Caixa ainda precisa divulgar as datas para os demais benefiários do Cadastro Único e também dos trabalhadores que se inscreveram através do site do Auxílio Emergencial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Trabalhadores que entraram no programa do Auxílio depois do primeiro lote de beneficiários aprovados também ainda estão com datas de pagamento incertas.

Cronograma da 3ª parcela

Os primeiros a receber são os beneficiários do Programa Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 1, que já tiveram o crédito liberado ontem (17). Hoje (18) será a vez dos beneficiários com NIS final 2. O crédito segue sendo feito nessa ordem, de um NIS por dia até o número zero, que será pago no dia 30 deste mês. São 1,9 milhão de pessoas recebendo o auxílio diariamente e podendo sacar o benefício pelo cartão do Bolsa Família, segundo o Ministério da Cidadania.

Depósitos para beneficiários do Bolsa Família

g1Calendário da 3ª parcela segundo a Caixa (Reprodução/G1)

Como funciona a Poupança Digital da Caixa?

a (Fonte: Veja Abril/Reprodução)

Considerando as recomendações oficiais acerca da quarentena, a Caixa informou que quem não tem internet banking não precisa se direcionar às agências ou casas lotéricas para ter acesso ao benefício.

Para evitar que esse grupo coloque a própria saúde (e a de outros cidadãos) em risco, a instituição abrirá automaticamente poupanças digitais sem cobrança de taxas para os brasileiros aprovados no benefício.

Aqueles que receberem o dinheiro pela poupança digital, poderão utilizá-la para pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. Além disso, será possível efetuar até 3 transferências gratuitas por mês para outros bancos pelos próximos 90 dias.

Por se tratar de uma poupança digital e sem cartão, os saques devem ser feitos presencialmente; porém, a instituição recomenda que o dinheiro seja utilizado por meio dos mecanismos digitais já citados para evitar aglomerações.

a (Fonte: Agência Brasil/Reprodução)

Aplicativo Auxílio Emergencial

a(Fonte: Jornal da Record/Reprodução)

A Caixa lançou um aplicativo para cadastro no auxílio emergencial do governo federal. Esse app é voltado especialmente para trabalhadores informais que são elegíveis, mas não estão registrados em nenhum programa social oficial. O cadastro desse grupo também pode ser feito por um site ou pela central telefônica, discando o número 111.

O app está disponível tanto para Android quanto para iOS. Segundo o ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni, espera-se que as solicitações nesses canais sejam processadas em até 48 horas após a efetivação do cadastro. Os trabalhadores informais que forem aprovados poderão receber o benefício pelo Banco do Brasil, pela Caixa ou por outra instituição bancária privada, de acordo com sua preferência.

Após cumprir o passo a passo solicitado pelo app e inserir todas as informações necessárias, o usuário deverá entrar nele novamente após 5 dias para conferir se foi aprovado nesse programa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.