Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Auxílio emergencial: datas da 2ª parcela, app e poupança digital

2 min de leitura
Imagem de: Auxílio emergencial: datas da 2ª parcela, app e poupança digital
Avatar do autor

Por Kris Gaiato

via nexperts

A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 que vai contemplar mais de 50 milhões de brasileiros inscritos no programa. De acordo com as últimas informações divulgadas pela instituição, o auxílio começa a ser pago hoje (18) para beneficiários do Bolsa Família.

O calendário para saques da segunda parcela é diferente do calendário do crédito nas contas digitais e tem início em 30 de maio (um sábado), para os nascidos em janeiro. No dia 1º de junho, os saques serão permitidos para quem nasceu em fevereiro, seguindo nessa ordem até 13 de junho para os nascidos em dezembro. Ressaltando que no dia 7 de junho (domingo) não há saques.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cronograma da 2ª parcela

Os primeiros a receber são os beneficiários do Programa Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Amanhã será a vez dos beneficiários com NIS final 2. O crédito segue sendo feito nessa ordem, de um NIS por dia, menos no fim de semana, até o número zero, que será pago no dia 29 deste mês. São 1,9 milhão de pessoas recebendo o auxílio diariamente e podendo sacar o benefício pelo cartão do Bolsa Família, segundo o Ministério da Cidadania.

A partir da próxima quarta-feira (20), começa o crédito nas contas sociais digitais da Caixa para as pessoas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro e que não estão no grupo do Bolsa Família. No dia seguinte, o pagamento será para quem nasceu em março e abril, e assim por diante, saltando o domingo (24).

Depósitos para beneficiários do Bolsa Família

auxiílio emergencial

Depósitos em Poupanças Sociais digitais

auxilio emergencial

Saques em dinheiro e transferências

auxilio emergencial

Como funcionará a Poupança Digital da Caixa?

a (Fonte: Veja Abril/Reprodução)

Considerando as recomendações oficiais acerca da quarentena, a Caixa informou que quem não tem internet banking não precisa se direcionar às agências ou casas lotéricas para ter acesso ao benefício.

Para evitar que esse grupo coloque a própria saúde (e a de outros cidadãos) em risco, a instituição abrirá automaticamente poupanças digitais sem cobrança de taxas para os brasileiros aprovados no benefício.

Aqueles que receberem o dinheiro pela poupança digital, poderão utilizá-la para pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. Além disso, será possível efetuar até 3 transferências gratuitas por mês para outros bancos pelos próximos 90 dias.

Por se tratar de uma poupança digital e sem cartão, os saques devem ser feitos presencialmente; porém, a instituição recomenda que o dinheiro seja utilizado por meio dos mecanismos digitais já citados para evitar aglomerações.

a (Fonte: Agência Brasil/Reprodução)

Aplicativo Auxílio Emergencial

a(Fonte: Jornal da Record/Reprodução)

Na última semana, a Caixa lançou um aplicativo para cadastro no auxílio emergencial do governo federal. Esse app é voltado especialmente para trabalhadores informais que são elegíveis, mas não estão registrados em nenhum programa social oficial. O cadastro desse grupo também pode ser feito por um site ou pela central telefônica, discando o número 111.

O app está disponível tanto para Android quanto para iOS. Segundo o ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni, espera-se que as solicitações nesses canais sejam processadas em até 48 horas após a efetivação do cadastro. Os trabalhadores informais que forem aprovados poderão receber o benefício pelo Banco do Brasil, pela Caixa ou por outra instituição bancária privada, de acordo com sua preferência.

Após cumprir o passo a passo solicitado pelo app e inserir todas as informações necessárias, o usuário deverá entrar nele novamente após 5 dias para conferir se foi aprovado nesse programa.

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias


Comentários

Conteúdo disponível somente online
Auxílio emergencial: datas da 2ª parcela, app e poupança digital