O que são soft skills e por que você deveria se preocupar com elas

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: O que são soft skills e por que você deveria se preocupar com elas

Quando uma pessoa está entrando no mercado de trabalho, é normal surgir a preocupação em relação às habilidades que ela precisa ter. O manuseio de ferramentas, a capacidade de calcular ou escrever, o domínio de um novo idioma ou a aptidão para desenvolver softwares são exemplos do que é chamado de hard skills – competências necessárias para lidar com atividades técnicas.

Contudo, engana-se quem pensa que o sucesso no mercado de trabalho é determinado apenas pelas hard skills. Na verdade, estudos apontam exatamente o contrário: quem alcança o topo de sua carreira é aquele que se preocupa em aprimorar suas habilidades não associadas a requisitos técnicos. Chamamos isso de soft skills ou habilidades ligadas ao comportamento e à personalidade dos profissionais.

O que são soft skills?

As soft skills envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Por elas estarem associadas ao comportamento e à personalidade de cada um, podemos dizer, então, que são particulares. Como cada indivíduo nasce e cresce em um ambiente único, que é de acordo com o seu meio social e histórico, muitos desenvolvem as suas soft skills em graus diferentes.

É importante destacar que essas skills também estão relacionadas à forma como nos relacionamos e interagimos com os outros. Isso afeta, por exemplo, os relacionamentos internos do ambiente de trabalho e, por consequência, a produtividade da equipe também. Esse é o motivo pelo qual tem-se dado tanta atenção às soft skills e o porquê de muitas companhias procurarem desenvolvê-las em seus colaboradores.

Exemplo de soft skills

Para entender melhor o que são essas habilidades – as quais não são inatas e podem ser desenvolvidas –, veja os seguintes exemplos:

  • criatividade;
  • pensamento crítico;
  • coordenação;
  • negociação;
  • inteligência emocional;
  • resolução de problemas complexos;
  • flexibilidade cognitiva;
  • gestão de pessoas;
  • orientação para servir;
  • tomada de decisões.

Perceba que, realmente, essas competências estão associadas à personalidade e ao comportamento das pessoas. Por isso, muitas alegam que essas são características inatas de cada ser. Porém, as soft skills podem – e devem – ser desenvolvidas por aqueles que querem alcançar o sucesso profissional. Como? A seguir você vai entender.

Cursos e treinamento

Para desenvolvê-las, existem técnicas e métodos específicos que podem variar dependendo da habilidade em questão. Em parceria com o TecMundo, a Udemy, maior plataforma de cursos online do mundo, está oferecendo alguns cursos promocionais.

Vale a pena conhecê-los e entender como cada um pode ajudá-lo. Saiba mais informações a seguir.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma forma de pensar que vai além das aparências. Trata-se de não aceitar as informações assim como elas chegam, de imediato, mas sim questioná-las. Esse processo pode ser rápido ou demorado e depende da habilidade de quem pensa.

Gestão de pessoas

Gestão de pessoas é a área de conhecimento que reúne e trabalha o conjunto de práticas que objetiva desenvolver o capital humano das empresas.

Fast MBA Lead – liderança e gestão de pessoas

Fundamentos da liderança e como fazer gestão de pessoas

Criatividade

Algumas pessoas definem a criatividade como um dom. Porém, na verdade, ela pode ser desenvolvida e aprimorada.

Guia para desbloquear a criatividade e ter ideias originais

Programa F.I.R.E. U.P

Palácio Mental: além dos limites da mente!

Inteligência emocional

Características como autocontrole, zelo, persistência e automotivação são aspectos de quem tem muita inteligência emocional.

Inteligência Emocional: como lidar com pessoas difíceis

Ainda não conhece a Udemy?

Se você ainda não conhece a Udemy, saiba que estamos falando simplesmente da maior plataforma de cursos online do mundo. Milhões de alunos já desfrutaram dos benefícios de estudar por meio dela, e é por isso que ficamos contentes em trazer essa oferta.

Uma das maiores vantagens é a garantia de satisfação. Caso o estudante não esteja contente com o conteúdo do curso adquirido, é possível pedir o reembolso em até 30 dias após o pagamento e início das aulas e receber o seu dinheiro de volta.

Vale destacar que o pagamento é feito uma vez e garante o acesso a conteúdos e, de forma vitalícia, às aulas. Sem assinatura ou qualquer outro tipo de cobrança adicional. Além disso, se o investimento em cursos for superior a R$ 50, é possível parcelar a compra em até 3 vezes no cartão de crédito.

Todos os cursos pagos da Udemy têm certificado de carga horária, comprovando que você assistiu às aulas. Como se trata de cursos online, você pode estudar em qualquer horário, usar os aplicativos da plataforma – disponíveis para Android e iOS – e baixar as videoaulas para assisti-las em locais sem conexão com a internet.

Se você ficou interessado, confira os milhares de cursos disponíveis pela Udemy e dê um up em sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.