Pressão! Governo dos EUA quer Huawei fora do 5G do Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Pressão! Governo dos EUA quer Huawei fora do 5G do Brasil

Os EUA consideram a presença da Huawei na implantação do 5G no Brasil como um possível obstáculo para a cooperação na área de segurança e inteligência entre os países. A informação foi dita por um assessor de alto escalão da Casa Branca, em um documento sobre o encontro entre os presidentes Trump e Bolsonaro obtido pela Reuters.

“Nós acreditamos fortemente, e olhe, claramente, que para ter uma cooperação forte de defesa e inteligência com o Brasil, você sabe, ter os chineses penetrando a rede de 5G, particularmente pela Huawei, iria se tornar um enorme impedimento. Esse é apenas um fato, um fato lamentável. Isso está por exemplo afetando nossa relação com o Reino Unido”, disse o assessor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Governo Trump pressionou Reino Unido a deixar Huawei de lado. (Fonte: Wikipedia Commons)

Entretanto, conforme a agência de notícias, o assunto não teria sido pauta de discussão entre governantes na noite do último sábado (07), no qual se reuniram para um jantar na casa de verão do norte-americano na Flórida. Mas, caso isso viesse à tona, também seria tratado de modo anônimo.

Vale lembrar que o Reino Unido deixou a Huawei operar parcialmente no projeto 5G em seus países, após sofrer pressão de Trump. Já o Brasil, não criou até agora meios de impedir essa atuação, embora isso ainda possa ocorrer via de leis de cibersegurança, assim como a nação europeia fez. Inclusive, por esse motivo, o leilão da Anatel teria deixado de ocorrer neste mês de março, depois remarcado para outubro e, em seguida, adiado para 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.