Por que a escrita criativa é importante para qualquer carreira?

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Por que a escrita criativa é importante para qualquer carreira?

A capacidade de escrever de forma criativa e envolvente não parece ser um pré-requisito para um administrador, advogado ou chef de cozinha, mas sim um atributo que deveria estar restrito a escritores e outros profissionais que trabalham com a arte de redigir textos e contar histórias. Contudo, cada vez mais pessoas estão se interessando pela escrita criativa — e elas não têm a pretensão de trabalhar com literatura.

Por que esse fenômeno está acontecendo? Por que pessoas que não almejam se tornar escritoras, roteiristas ou grandes redatoras estão se interessando pelo tema da escrita criativa? Pode ser difícil de acreditar, mas há muitos benefícios para quem se propõem a construir uma ideia de forma um pouco mais criativa.

O que é a escrita criativa?

Embora possa parecer óbvia a definição de escrita criativa, vale a pena fazer uma distinção. Saber escrever bem não é um sinônimo de pessoa que tem criatividade ao construir um texto. Essas são habilidades distintas. A escrita criativa se diferencia em muito do texto técnico: teses acadêmicas, manuais de instrução, livros acadêmicos e bulas de remédio se enquadram nessa categoria. Já um poema, uma crônica, um romance, um conto e até um roteiro de cinema podem se encaixar na definição de uma escrita criativa.

Em suma, a escrita criativa engloba toda produção textual que demanda criatividade em sua criação. Fugir do senso comum, surpreender, instigar, prender e fascinar são objetivos de quem escreve desse modo. Por outro lado, uma escrita tradicional tem como foco a transmissão da informação.

Mas como explicar o fato de que há profissionais de áreas diversas procurando aprender mais sobre a escrita criativa?

Os benefícios da escrita criativa

Para entender por que pessoas que não almejam ser escritoras estão procurando aprender sobre o tema, é necessário entender alguns benefícios gerados pela escrita criativa. É verdade que há aqueles que enxergam a prática como um hobby, um passatempo. Mas existem vantagens bem tangíveis para quem se aventura nessa área.

Maior capacidade de leitura

Ler melhor é um dos maiores benefícios para aqueles que aprendem a respeito da escrita criativa. A prática de ler e criticar o texto dos outros, uma prática comum ao se aprender sobre o assunto, força a pessoa a pensar nos efeitos que a leitura prova nela. Essa simples mudança impacta significativamente o modo de encarar um texto.

Concentração

Vivemos na era da distração. É muito fácil perder a concentração com coisas que não estejam associadas ao processo de escrita. Ao começar a aprender sobre o processo criativo, desenvolve-se o foco por passarmos algumas horas de concentração total sobre uma história que nós mesmos escrevemos.

Empatia

Como já foi dito, uma das formas de se exercitar a escrita criativa é avaliar o texto de outras pessoas. Para fazer isso, muitas vezes é preciso se colocar no lugar dela e entender quais foram as suas motivações e propósitos. Essa é quase uma definição perfeita da empatia, algo que se desenvolve por praticar a escrita com foco na criatividade.

Como aprender a escrita criativa?

Diante de tantos benefícios, parece uma boa ideia aprender mais sobre a escrita criativa, não é mesmo? Se esse é o seu interesse, saiba que a Udemy, maior plataforma de cursos online do mundo, em parceria com o TecMundo, está oferecendo algumas opções para os alunos interessados.

Confira as ofertas da Udemy para quem quer aprender mais sobre escrita criativa:

Curso Rápido Para Escritores: Os Ossos do Ofício

Escrita Criativa para produzir contos de ficção

Guia para Desbloquear a Criatividade e ter Ideias Originais

Ainda não conhece a Udemy?

Se você ainda não conhecia a Udemy, saiba que estamos falando simplesmente da maior plataforma de cursos online do mundo. Milhões de alunos já desfrutaram dos benefícios de estudar com eles e é por isso que ficamos contentes em trazer essa oferta.

Para aqueles que ainda não conhecem a plataforma, um dos maiores benefícios é exatamente a garantia de satisfação. Caso o estudante não esteja contente com o conteúdo do curso adquirido, é possível pedir o reembolso em até 30 dias após o pagamento e início das aulas, e receber o seu dinheiro de volta.

Vale destacar que o pagamento pelo conteúdo e acesso é feito uma única vez e dá acesso vitalício às aulas. Sem assinatura ou qualquer outro tipo de cobrança adicional para os alunos. Além disso, se o investimento em cursos for superior a R$ 50,00, é possível parcelar a compra em até 3 vezes no cartão de crédito.

Todos os cursos pagos da Udemy também possuem certificado de carga horária, comprovando que você assistiu ao conteúdo das aulas. Como estamos falando de cursos online, você pode estudar em qualquer horário e ainda usar os aplicativos da plataforma, disponíveis para Android e iOS. É possível até mesmo baixar as videoaulas para assistir em locais sem conexão com a internet.

Se você ficou interessado, confira os milhares de cursos disponíveis pela Udemy para você dar um UP na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.