Huawei não usará mais apps da Google mesmo sem banimento, diz gerente

1 min de leitura
Imagem de: Huawei não usará mais apps da Google mesmo sem banimento, diz gerente
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

As sanções comerciais rigorosas do governo norte-americano contra a Huawei há meses impedem o uso de apps da Google em smartphones da fabricante — impactando significativamente na usabilidade dos smartphones Android no ocidente. Em uma entrevista recente, um representante da Huawei afirma que a companhia não voltará a usar recursos da Google mesmo se o bloqueio for revogado.

Numa conferência em Viena, o gerente Fred Wangfei afirma que a fabricante de smartphones quer se livrar de qualquer dependência dos Estados Unidos. Esta decisão, por sua vez, é foco da companhia há algum tempo: estruturas da rede 5G da Huawei já não dependem de peças ou tecnologia norte-americana desde dezembro e o Huawei Mate 30 Pro manteve um bom número de unidades vendidas mesmo sem o Google Play Services.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Wangfei foi ainda mais rígido em sua fala, alegando que a companhia não tem interesse em retornar para o ecossistema Google mesmo se o bloqueio for revogado. Se a afirmação for verdadeira, a gigante das pesquisas pode ter uma forte competidora nos próximos anos.

(Fonte: Startse/Reprodução)

Não é tão extremo assim

Buscando checar a declaração com a própria Huawei, o site 9to5Google entrou em contato com a empresa e recebeu uma resposta mais branda: “Um ecossistema Android ainda é nossa primeira opção; mas se nós não pudermos utilizá-lo, temos a capacidade de criar nosso próprio”.

O Google Play Services é extremamente importante para a Huawei manter bons números no ocidente, haja visto que é um dos ecossistemas mais populares na região. Como alguns reviews e análises já apontaram, utilizar o Huawei Mate 30 Pro em países fora da China é uma tarefa complicada e apps básicos como WhatsApp podem não funcionar corretamente.

Você acha que a Huawei voltará para a Google se o bloqueio cair? Comente!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.