Huawei vai substituir Google Maps pelo TomTom em seus celulares

1 min de leitura
Imagem de: Huawei vai substituir Google Maps pelo TomTom em seus celulares
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Huawei e a empresa holandesa TomTom anunciaram na sexta-feira (17) uma parceria para uso de mapas e serviços de geolocalização nos celulares da gigante chinesa. Com a novidade, a fabricante que está banida de fazer negócios com companhias dos Estados Unidos agora possui um substituto para o Google Maps em seus smartphones.

Remco Meerstra, porta-voz da TomTom, disse que a parceria entre as firmas foi fechada há algum tempo, mas ainda não havia sido anunciado formalmente. Segundo a Reuters, o acordo permite que a Huawei utilize os serviços de mapa, informações de tráfego e navegação para desenvolver aplicativos para seus smartphones.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: Reuters/Reprodução)

Fundada em 1991, a TomTom recentemente mudou sua estratégia de negócios e, segundo a Reuters, deixou de dar atenção para dispositivos físicos para focar no licenciamento de tecnologias. A parceria com a Huawei possivelmente vai impulsionar os serviços da empresa holandesa, já que a companhia chinesa é a segunda maior fabricante de celulares do mundo.

Vivendo sem a Google Play Store

O acordo também pode ser um divisor de águas para a Huawei, que está investindo cada vez mais em softwares próprios desde o ano passado. Graças às tensões da guerra comercial entre China e Estados Unidos, a empresa está proibida de fazer negócios com a Google e não pode utilizar serviços como Play Store e Google Maps em seus dispositivos.

Atualmente, a Huawei usa a versão de código aberto do Android em seus smartphones e está equipando seus produtos com sua própria loja de aplicativos. A empresa até já apresentou sua plataforma na América Latina para incentivar que mais desenvolvedores tragam seus apps para a solução.

Além disso, a companhia chinesa também está desenvolvendo seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS, mas disse que pretende manter o Android como padrão nos seus aparelhos graças ao grande alcance e popularidade do SO desenvolvido pela Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.