Sonos processa Google por roubar tecnologia usada em speakers

1 min de leitura
Imagem de: Sonos processa Google por roubar tecnologia usada em speakers
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A fabricante de produtos de áudio Sonos abriu um processo contra a Google nos Estados Unidos. A marca acusa a gigante de copiar tecnologias em sua linha de alto-falantes inteligentes e outros produtos.

Segundo o jornal The New York Times, a Sonos abriu a ação em duas cortes federais. Ela pede uma recompensação financeira não detalhada e o banimento na venda de speakers, smartphones e notebooks da Google no país. Em nota, a empresa negou as acusações e lamentou que a ex-parceira tenha levado a situação aos tribunais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a fabricante, cinco patentes foram infringidas, incluindo uma que permite a conexão sem fio entre mais de um alto-falante do mesmo modelo, sincronizando o áudio entre cômodos. A Amazon também teria utilizado tecnologias dela, mas um processo contra ela só deve ser aberto após o encaminhamento do atual.

Entenda a situação

A acusação da Sonos data de 2013, quando ela foi anunciada com uma das parceiras da Google. Naquele momento, ela não tinha muitos planos no lançamento de hardwares. Entretanto, esse teria sido o momento em que os engenheiros da empresa ganharam acesso aos projetos dos speakers, estudando e copiando detalhadamente cada um para uso próprio no futuro.

Em 2015, a empresa lançou o Chromecast Audio, enquanto o speaker Google Home saiu no ano seguinte. Indignada, a equipe da Sonos comprou os aparelhos para estudá-los e afirma ter encontrado a própria tecnologia aplicada ali — e já fez as primeiras acusações, em seguida sugerindo um modelo de parceira e empréstimo de plataforma, todas as ofertas sendo negadas pela agora rival.

O caso ainda não tem data para ser julgado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.