Brasil: vendas na internet devem crescer 17% ao ano até 2021

1 min de leitura
Imagem de: Brasil: vendas na internet devem crescer 17% ao ano até 2021

A DHL, empresa global de logística, realizou uma pesquisa para determinar o comportamento do setor de e-commerce em toda a América Latina. Segundo a companhia, a região ainda tem grande capacidade de expansão no setor, com possibilidades de crescimento anual de até 22% até 2021.

A pesquisa foi realizada considerando três mercados específicos, categorizados pelo tamanho e importância para a região:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

  • Brasil e México – Mercados maiores e portas de entrada para muitos players de e-commerce;
  • Colômbia, Argentina, Chile e Peru – Mercados de médio porte;
  • América Central e Caribe – Mercados menores.

Em relação ao Brasil, o setor poderá se desenvolver até 17% ao ano, somente atrás do México, que deverá crescer até 25% anualmente.

Fonte: Pixabay/Reprodução

O estudo concluiu que até mesmo nos menores mercados, o potencial de crescimento é favorável. Para isso, é necessário que a região contorne os problemas do setor, discutindo temas relacionados à “cooperação entre indústrias, zonas de livre comércio, infraestrutura eficiente de portos e aeroportos, conhecimento específico de logística de e-commerce e regulamentação comercial e aduaneira favorável aos negócios”.

Além disso, esses países permitem que os estoques sejam localizados em pontos estratégicos, para atender a várias localidades com custos mais baixos.

Para Matthias Heutger, chefe global de inovação e desenvolvimento comercial da DHL, “o setor continua relativamente em desenvolvimento na região”, e a América Latina tem capacidade para abrigar a próxima fase de revolução do comércio eletrônico.

Por aqui, sabemos que "às vésperas" da implantação do 5G, nem o 4G é padrão em todo o território nacional, onde muitas cidades ainda não contam com internet banda larga de qualidade nem com o uso de cabos. Essa deficiência na infraestrutura de rede provavelmente impacta na popularização de todo tipo de transação financeira via internet, incluindo as compras online. Por isso, à medida que esses problemas vão sendo minimizados, que é uma das propostas do 5G, todo setor que depende da internet tem potencial crescimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.