Pesquisador revela que eleições de 2014 também foram afetadas por fake news

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A proliferação das fake news, apesar de ter recebido destaque nas últimas eleições, não é uma novidade, segundo o pesquisador Marco Aurélio Rudieger. Diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas, ele afirma que as notícias falsas não foram usadas somente nesse período eleitoral, mas desde 2014.

O pesquisador falou na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) das Fake News sobre a descoberta. Rudieger descreveu uma estrutura sistêmica que integra várias plataformas para disparo em massa de mensagens — as notícias falsas —, fortalecido por uma comunidade de influenciadores que cooperam com o sistema.

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Esse cenário de polarização e agressividade é uma das principais consequências da proliferação de fake news: "Vivemos um momento extremamente complexo, que exige do aparato institucional e cívico uma atenção muito grande, sobretudo quando se aproximam as eleições de 2020", comentou Rudieger.

(Fonte: Pixabay)

Existiu, mas impactou menos

"Nas eleições de 2014, houve a utilização de robôs por vários campos. No primeiro turno das eleições de 2018, o centro político foi mais fraco na utilização desses mecanismos, usados de forma mais intensa nas polaridades", completou o pesquisador.

Ele ressalta que robôs maliciosos não só afetaram humanos como também atingiam máquinas que não tinham esse propósito. Considerando que as redes sociais se voltaram contra as fake news após a eleição estadunidense de 2016, é provável que o algoritmo dessas plataformas tenha sido afetado pelas fontes falsas.

Rudieger acrescenta que a rede de proliferação de fake news vai além de apenas robôs. Sua pesquisa revelou a cooperação de uma rede de influenciadores digitais, em uma comunicação humanizada que piora ainda mais o cenário para as notícias verdadeiras.

Marco Aurélio à esquerda da mesa durante a CPI das Fake News. (Fonte: Câmara/Reprodução)

Revelação em momento crítico

Uma pesquisa da Avaaz revelou que 62% dos brasileiros já acreditaram em notícias falsas e 7 em cada 10 pessoas procuram se informar por redes sociais. O impacto de fake news pode se tornar ainda maior se a fonte de informações dos brasileiros não mudar até as próximas eleições.

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Fontes

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