Mercado de computadores tem leve crescimento em 2019, aponta IDC

1 min de leitura
Imagem de: Mercado de computadores tem leve crescimento em 2019, aponta IDC

A IDC Brasil apresentou dados do estudo sobre o mercado brasileiro de computadores no segundo trimestre de 2019. Em destaque está a expansão de 0,3% em comparação ao mesmo período em 2018.

Foram vendidas 1,448 milhão de máquinas no intervalo analisado em 2019. Assim, foi gerado uma receita de R$ 4,1 bilhão, 12% de aumento em relação ao segundo trimestre de 2018.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Apesar da alta maior do que era esperado, a recuperação econômica segue lenta, a cautela continua ditando o ritmo das compras nas empresas e dos consumidores domésticos, e os índices de crescimento nas vendas destes itens equilibrados com a economia”, avalia Welling La False, analista de mercado da IDC Brasil.

<
Mercado corporativo é visto como o principal consumidor do setor tecnológico. (Fonte: Rawpixel/Divulgação)

Setor corporativo e PCs gamers contribuem para o aumento

O levantamento aponta o mercado corporativo como principal consumidor. Com alta de 2%, ele foi responsável por adquirir 536 mil novas maquinas. A IDC Brasil revela que o setor bancário e o de manufatura são os maiores compradores destes itens.

No varejo, a evolução foi abaixo do esperado com apenas 0,5% em comparação ao mesmo período de 2018. Contudo, o número ainda é positivo após a queda de 8% no primeiro trimestre de 2019.

Mesmo com o aumento de 14% nos preços dos desktops, os PC gamers foram essenciais para o crescimento do mercado. Das 912 mil máquinas vendidas pelo varejo durante o período, 141 mil itens pertenciam a esta categoria.

“O mercado gamer já vinha se mostrando importante desde o ano passado e ficou ainda maior este ano, ajudando o segmento de computadores de mesa a crescer”, comenta La Falce.

Mercado de games também contribuiu para os números do estudo. (Fonte: Pexels/JM)

Projeções para o segundo semestre de 2019

Para segunda metade do ano, a IDC Brasil prevê o aumento de 6% em relação ao mercado de desktops e a venda de 350 mil itens a mais que o ano anterior. Enquanto as vendas de notebooks podem ter um pequeno encolhimento e vender 15 mil itens a menos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.