Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Microsoft registra patente de controle de Xbox para celular
Avatar do autor

Por Camilla Cássia da Silva

1 min de leitura

Microsoft registra patente de controle de Xbox para celular

A Microsoft registrou a patente de um controle Xbox sem fio projetado para smartphones e outros tipos de portáteis. O documento foi publicado na última sexta-feira (09) pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) e descreve o eletrônico como "Dispositivo de carregamento para módulos de entrada removíveis". No caso, o joystick poderia ser separado em duas partes, que seriam acopladas nas laterais de um "dispositivo touchscreen".

Imagens explicativas e a própria descrição da patente ainda sugerem que o eletrônico seria acompanhado de uma espécie de caixa de carregamento, apontada como "fonte de energia recarregável". E, assim como os tradicionais controles da Microsoft, teria detalhes com a logo do Xbox. Outro ponto importante é que ele poderia ter outros recursos, como transmissão de áudio externa — tipo caixas de som embutidas — e entrada para fones de ouvido.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ilustração explica funcionamento de controles Xbox para celular. (Fonte: USPTO/Microsoft)

Por se tratar de uma patente, não há imagens oficiais do acessório modular. Porém o designer Sarang Sheth, do site Yanko Design, publicou algumas renderizações com base nos desenhos do documento. Uma delas pode ser conferida a seguir.

Renderizações do suposto controle da Microsoft já circulam na web. (Fonte: Yanko Design/Sarang Sheth/Reprodução)

Nova experiência para o xCloud

Embora exiba várias ilustrações do projeto do controle, a Microsoft não traz explicações muito aprofundadas sobre o modelo, como possíveis tecnologias empregadas. De qualquer modo, sua futura plataforma de games em nuvem, xCloud, parece se alinhar perfeitamente com os módulos para dispositivos móveis, afinal poderia ser um recurso extra para seus usuários. Esse também seria um atrativo a mais frente a outros concorrentes, como o Google Stadia.

As companhias de tecnologia registram uma grande quantidade de patentes todos os anos, mas muitas delas não chegam ao mercado. Por essa razão, não é possível afirmar quando — e se — o joystick da Microsoft para smartphones será lançado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias

Mercado Patente Microsoft Xbox One X

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Microsoft registra patente de controle de Xbox para celular