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Por Camilla Cássia da Silva

3 min de leitura
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15 formas de alavancar sua empresa usando a tecnologia

Quem acaba de abrir uma empresa ou já possui um negócio há um tempo e busca inovação, deve aproveitar os inúmeros recursos que a tecnologia atual oferece. Há opções que podem agilizar processos, ampliar oportunidades de negócio e estreitar o relacionamento com consumidores e colaboradores

A boa notícia é que muitas dessas soluções são gratuitas ou têm preço que cabem no bolso. Outra vantagem é que elas podem ser exploradas por empreendedores de diversos portes, desde Microempreendedor Individual (MEI) até grandes fabricantes ou indústrias. Gostou da ideia? Então confira 15 formas de alavancar sua empresa com o uso da tecnologia!

Produtividade

1. Tenha uma ferramenta de distribuição e acompanhamento de tarefas, para que os colaboradores organizem sua rotina e otimizem seu tempo em atividades que realmente importam.

2. Use aplicativos de anotação, como o Google Keep e o EverNote, para controlar seus compromissos e tarefas. Essa também é uma forma de salvar aquelas boas ideias que surgem no meio da noite ou durante o happy hour com os amigos.

3. Explore alguma suíte de trabalho de uso remoto para contornar situações de emergência. Um bom exemplo nesse caso são as ferramentas de trabalho da Google — documentos, planilha e apresentação —, que permitem a criação, edição e armazenamento em nuvem de diversos arquivos.

Fonte: Unsplash

Treinamento e comunicação interna

4. Utilize ferramentas de comunicação remota, como Skype e WhatsApp, para fazer reuniões e alinhar processos quando isso não for possível presencialmente.

5. Prepare treinamentos online para que sua equipe possa desenvolver novos aprendizados e acompanhar mudanças internas. Isso pode ser feito com ferramentas de apresentação ou até mesmo em formato de vídeo.

6. Tenha um serviço de e-mail que possa ser disparado em caso de comunicados para toda a empresa. Assim todos ficam por dentro daquela reunião ou evento obrigatório.

Fonte: Unsplash

Marketing digital

7. Amplie suas oportunidades de negócio, ao criar conteúdo online direcionado a seu cliente ideal em um blog ou site empresarial.

8. Use nesse caso termos de pesquisa explorados por essa persona para elevar as chances de ranqueamento em motores de busca, como o Google. Já as potencialidades dessas palavras-chave podem ser melhor visualizadas graças a serviços, como: SemRush, Google Trends e Answer the Public.

9. Acompanhe também a evolução de suas estratégias de marketing digital por meio de recursos como o Google Analytics. Logo ainda saberá quando elas funcionam ou quando devem passar por ajustes.

10. Aproveite as possibilidades que redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter, têm a oferecer. Isso inclui a escolha da plataforma e conteúdo adequados para seu público-alvo. O desempenho aqui pode ser acompanhado com serviços, como o Facebook Ads e Instagram for Business.

Fonte: Pexels

Relacionamento com o cliente

11. Por falar em redes sociais, use esses espaços como canais de atendimento e relacionamento com os clientes. Aproveite ainda essa interação para criar FAQs sobre as maiores dúvidas e necessidades desses consumidores.

12. Adicione recurso de chat em seu site e outras plataformas. Essa é outra maneira bastante cômoda de seus clientes tirarem dúvidas e até mesmo solucionarem problemas. Chatbots também podem ser úteis para automatizar atendimento, desde que usados em momentos adequados, como perguntas frequentes e procedimentos rápidos.

13. Faça pesquisas de satisfação/feedback para conhecer melhor seus clientes, além de criar soluções e produtos para melhorar sua experiência. Nessas situações, questionários digitais, como o Google Formulários, podem ser ótimos aliados.

Fonte: VHSYS

Finanças

14. Explore opções de compartilhamento contábil em nuvem, com proteção criptografada, afinal isso pode reduzir custos de impressão de papel e agilizar processos importantes com segurança.

15. Contrate um sistema integrado de gestão de nota fiscal, atividades financeiras e estoque, como o VHSYS. Assim, ficará mais fácil acompanhar esses processos de modo efetivo, além de automatizar operações, como criação de relatórios e organização de documentos. Ele também é indicado para negócios de todos os portes e modalidades, desde MEI até grandes empresas.

A tecnologia da VHSYS ainda oferece planos a partir de R$89,91, e pode ser testada gratuitamente sem a necessidade de dados de cartão de crédito.

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