ZTE pretende lançar smartphone 5G com chip próprio em 7 nm, ainda em 2019

1 min de leitura
Imagem de: ZTE pretende lançar smartphone 5G com chip próprio em 7 nm, ainda em 2019

Wang Xiang, um dos executivos da chinesa ZTE, afirmou que a empresa está desenvolvendo seu próprio chip 5G, em 7 nanômetros, e que o primeiro smartphone baseado neste chip será lançado ainda em 2019.

Atualmente, a companhia usa um chip da Qualcomm

A ZTE foi uma das primeiras empresas a lançar um celular 5G: foi o Axon 10 Pro 5G. Ele é considerado o smartphone mais barato com essa tecnologia. No entanto, o aparelho usa o chip X50, da Qualcomm. Essa dependência de fornecedores externos para componentes 5G sempre vai limitar o projeto final do equipamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por esse motivo, a ZTE resolveu investir em tecnologia própria. Essa atitude foi incentivada depois que a empresa foi sancionada pelo governo americano em 2018.

Fonte: Gizchina/Reprodução

ZTE quer se tornar independente

O CEO da ZTE, Xu Zong, confirmou que seu chip de 7 nm está pronto e será produzido em massa, assim como a empresa já engatilhou o desenvolvimento de um novo chip baseado na litografia de 5 nanômetros.

Atualmente, grande parte das empresas que precisam trabalhar com a tecnologia 5G depende da Huawei e, numa escala menor, da Qualcomm. Como as redes 5G estão apenas no início de sua implantação, Zong sabe que sua empresa pode passar de cliente a fornecedora de componentes.

5G é caro, mas é só uma questão de tempo

Wang Xiang ainda deu algumas explicações sobre o preço dos modelos 5G ainda serem altos. Segundo ele, os chips ainda não estão sendo produzidos em massa. Além disso, os aparelhos 5G precisam de 50% mais antenas que os 4G.

Basicamente, esses motivos impactam no preço final, mas Xiang prevê que o preço dos smartphones deve ser equivalente a partir do segundo semestre de 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.