Amazon mudará regras para vendas de terceiros após exigência da Alemanha

1 min de leitura
Imagem de: Amazon mudará regras para vendas de terceiros após exigência da Alemanha

As coisas estão agitadas para a Amazon nas últimas semanas. Apenas alguns dias após o anúncio de que o Congresso dos Estados Unidos investigará as condições de trabalho nos depósitos da empresa, a companhia agora será forçada a rever sua política para vendedores terceiros que utilizam o site como plataforma para a comercialização de produtos.

Isso porque a Alemanha exigiu que a marca adotasse as regras europeias de tratamento dos parceiros de negócios. A Amazon terá 30 dias para se adequar ao formato, tendo concordado com os termos depois de 7 meses de investigação por parte das autoridades antitruste germânicas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre as exigências feitas à companhia está a obrigatoriedade de um aviso de 30 dias prévios quando houver a remoção de um vendedor da plataforma. Além disso, será preciso explicar os motivos pelos quais a expulsão está acontecendo.

Reclamação de comerciantes

A medida vem como resposta a uma reclamação antiga de muitos comerciantes que usavam a Amazon para vender seus produtos: a remoção repentina e sem justificativas. Agora, os comerciantes inclusive poderão levar a gigante para os tribunais caso se sintam injustiçados.

Apesar de as demandas terem sido feitas na Alemanha, elas não valerão apenas lá. A Amazon incorporará as novas regras para parceiros de negócios também na Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha e poderá valer ainda em países da Ásia e América.

(Fonte: Amazon/Reprodução)

As adaptações afetarão alguns campos de descrição de produtos e termos de serviços da empresa, envolvendo especialmente custos de devolução e reembolso, embora ainda não seja público um detalhamento sobre o que exatamente mudará envolvendo essas questões.

Além das alterações com relação aos vendedores, a Amazon também está sob investigação da Comissão Europeia para avaliar se a política de uso de dados confidenciais dos clientes não viola as regras de concorrência da União Europeia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.