Índia quer lançar concorrentes nacionais para Gmail e WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Índia quer lançar concorrentes nacionais para Gmail e WhatsApp

Preocupado com a questão da segurança das comunicações entre agentes governamentais, o governo da Índia está direcionando esforços para o desenvolvimento de ferramentas próprias para substituir aplicativos como o WhatsApp e o Telegram.

Conforme noticiado pela sucursal indiana do jornal Economic Times, a medida do governo do país foi motivada pelo estremecimento dos laços entre companhias como a Google e a Huawei, depois do boicote norte-americano à fabricante de smartphones e notebooks.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma fonte anônima de dentro da administração do país, na capital Nova Dehli, teria dito ao site que há fortes discussões em torno do assunto e que, em pouco tempo, os funcionários do governo terão serviços próprios de email e chats de mensagens instantâneas que evitem vazamentos ou que, pelo menos, não passem por desenvolvedoras privadas.

(Fonte: Pexels)

Outra preocupação seria com o armazenamento do conteúdo trocado pelos oficiais e funcionários, que hoje acontece na nuvem e chega inevitavelmente a bases em outros países. O objetivo é que ele passe a acontecer 100% dentro da própria Índia.

Contudo, o que mais ajudou a levantar o alarme da Índia foi a possibilidade de que o rompimento com a Huawei e com a China, de maneira geral, respingasse na economia indiana. Se os Estados Unidos passarem a considerar a Índia pouco confiável e decidirem romper relações, como aconteceu com a China, isso implicaria diretamente na economia do país, que é não apenas fornecedor, mas também o maior usuário do WhatsApp do mundo — sim, mais do que o Brasil. São 200 milhões de usuários somente no país asiático.

(Fonte: Pixabay)

E as relações com o aplicativo não estão das melhores. Assim como Brasil, a Índia vem sofrendo com o compartilhamento em massa de conteúdos que incitam ao ódio e à violência, e o governo já pediu ao aplicativo que traga propostas de soluções para minimizar a questão, mas não tem encontrado o retorno desejado da companhia pertencente ao Facebook.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.