EUA consideram banir equipamentos 5G fabricados na China

1 min de leitura
Imagem de: EUA consideram banir equipamentos 5G fabricados na China
Imagem: CDC Global/Flickr

O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, pode começar a exigir que qualquer tipo de equipamento 5G utilizado no país seja fabricado fora da China. De acordo com o jornal The Wall Street Journal, o governo está discutindo a questão internamente, mas uma medida do tipo, caso seja aprovada, deve demorar anos até ser completamente implementada.

Ainda segundo as fontes ouvidas pelo jornal, o governo quer saber se as companhias que fornecem equipamentos para a infraestrutura de telecomunicação dos Estados Unidos têm condições de mover toda a produção para fora da China. Isso inclui empresas como a finlandesa Nokia e a sueca Ericsson, ambas as quais já tinham planos de fabricar equipamentos em outros países para manter o bom relacionamento com os Estados Unidos e evitar novas tarifas impostas por Trump.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Leia mais: Entenda a briga entre EUA e Huawei

O possível banimento desses equipamentos é uma extensão da atual guerra comercial entre EUA e China. Em maio, Trump assinou uma ordem dificultando a negociação entre empresas americanas e a chinesa Huawei, o que levou gigantes da tecnologia como GoogleIntelQualcomm a abandonarem os asiáticos.

Caso a nova medida seja levada adiante pelo governo dos EUA, ela irá afetar não apenas empresas chinesas, mas também companhias de qualquer lugar do mundo que utilizem fábricas na China. Procuradas pelo jornal, a Ericsson afirmou que tem flexibilidade para mover a fabricação dos seus equipamentos para países como Brasil, Estônia e Índia. A Nokia disse que sua estratégia de fabricação deve ser planejada para evitar riscos políticos.

O governo dos EUA não fez comentários específicos sobre a discussão, dizendo apenas que a próxima revolução industrial será feita em cima das redes de telecomunicação construídas hoje e que é essencial que essas redes sejam confiáveis.

Assinatura The BRIEFVenha para o The BRIEF

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.