NASA diz que explosão da SpaceX adiou o cronograma de lançamentos

1 min de leitura
Imagem de: NASA diz que explosão da SpaceX adiou o cronograma de lançamentos

O administrador da NASA, Jim Bridenstine, afirmou nesta semana que a explosão de uma cápsula da SpaceX, que aconteceu em abril, adiou o cronograma de lançamentos da agência. Provavelmente, os astronautas americanos que estão na Estação Espacial Internacional terão sua volta aos Estados Unidos postergada.

Além disso, ele evitou apresentar prazos para o programa de Desenvolvimento de Tripulação Comercial, mas a tendência é de que os lançamentos de foguetes comerciais não aconteçam mais neste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com informações da Reuters, os comentários de Bridenstine contradizem a intenção de Elon Musk de trazer os astronautas de volta à Terra ainda em 2019. A agência também relata que uma fonte familiarizada com o assunto disse que a SpaceX tem expressado confiança, de forma privada, na manutenção do cronograma. O programa de Desenvolvimento de Tripulação Comercial tem um papel importante para a NASA porque é uma possibilidade de que os Estados Unidos não dependam mais da Rússia para chegar à estação espacial.

O problema, porém, não é só com a SpaceX. A Boeing também foi contratada pela agência para desenvolver um modelo de foguete e cápsula que leve os astronautas ao espaço, mas adiou o cronograma de voos por meses. Todos esses elementos colocam em dúvida a possibilidade de cumprir o prazo inicialmente pensado.

O acidente

A explosão da SpaceX aconteceu no dia 20 de abril, durante um teste de oito propulsores de emergência que deveriam impulsionar a cápsula para longe do foguete caso houvesse alguma falha durante o lançamento. O acidente ainda está sendo investigado, e a empresa não fez pronunciamentos para esclarecer as causas.

Antes do acidente, a SpaceX tinha levado a mesma cápsula ao espaço em missão não tripulada. Quando retornou à Terra, ela foi resgatada do oceano e levada à sede dos testes. Não se sabe se a explosão foi resultado de problemas no desenvolvimento da cápsula ou se ela sofreu algum dano ao pousar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.